terça-feira, 26 de maio de 2009

Novos rumos


Cheguei a uma encruzilhada na vida, está na hora de uma mudança de planos. Hoje deixo voluntariamente o local onde estou empregado desde que vim para a Polónia e passo a trabalhar para a empresa Vini More Społka Z o.o. de João Lima, são novos rumos que se tomam, novas oportunidades que surgem.

Passaram quatro anos e meio desde aquela primeira entrevista onde fiquei contratado quase imediatamente, aprendi muito desde então, conheci um bom pedaço deste nosso mundo graças a esta empresa, fica o meu agradecimento.

Fecha-se um ciclo e abre-se outro com a grande vantagem de ser - em grande parte - em língua portuguesa, em breve terei um novo patrão, português, homem do Norte, destemido e com ideias, como eu gosto.

Continuarei a viver a Polónia mas com Portugal e com a língua portuguesa mais perto e ouvida mais frequentemente.

Como dizia António Variações, esse homem à frente do seu tempo, Muda de Vida!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Encontro de patrícios lá para os lados da Wielkopolska

Panado com batata frita, cebola e uma fatia de queijo e um bizarro sortido de pierogi que o João praticamente nem tocou, tudo isto a meia-luz e acompanhado de Coca-Cola e sumo de laranja pois quem conduz, não bebe...

Graças aos computadores e à Internet já conheci imensas pessoas e - sem querer - arranjei inclusivamente casamentos - quem sabe do que estou a falar que se chegue à frente!

Sábado conheci mais um patrício, o João Jorge Azevedo Lima de Konin. A deslocação teve a ver com assuntos particulares mas também - como não podia deixar de ser - foi motivo de grande alegria pelo encontro de dois patrícios numa terra tão distante da pátria de Camões, uma pequena cidade na província da Wielkopolska.

Antes deste encontro já tinha conhecido outro português por terras polacas, o Geraldo Geraldes do blogue Divina Polónia, conversamos durante umas horas como se fossemos amigos de longa data, foi bom e recordo o Geraldo com o seu sorriso franco e com o seu sentido de humor refinado.

Geraldo, cá te esperamos.

Percorri 100 km em boa auto-estrada e esperei-o num centro comercial. Enquanto esperava entraram algumas pessoas, todos tinham caras de polaco excepto um individuo moreno. Era o João.
Foi refrescante poder falar em português e ouvir português, dizer uns saudáveis impropérios sem que ninguém entenda o que dizemos, falar sobre os temas típicos entre homens portugueses e conhecer algo mais de outros patrícios nestas paragens. Fiquei a saber, por exemplo, que o Misha é alto (eu imaginava o Misha pequenino) - mas isso deve ser culpa do avatar escolhido pelo nosso algarvio, não faz jus ao seus semblante!

Quando fui convidado a almoçar entramos num elegante restaurante polaco com a típica iluminação [praticamente inexistente], as rendas nas mesas as flores e velas a enfeitar a mesma. Tivemos um almoço à luz de velas - mas velas apagadas pois não haviam polacas!

2009 - Odisseia em Łódź


Não sei explicar o motivo mas desde sempre associei a Europa Central e de Leste a cultura, a música, orquestras e filarmónicas. Talvez tenha sido influência do filme 007 - Risco Imediato - The Living Daylights - com Timoty Dalton e a bela Myriam d'Abo que desempenha o papel de assassina do violoncelo e namorada de um mafioso moscovita, mas isso foi em 1987, há 22 anos atrás, hoje em dia escrevo este tópico num país que outrora se encontrava para lá da Cortina de Ferro.




A verdade é que a cultura musical ainda está bem presente na Polónia e pude assistir, na passada sexta-feira, a um espectáculo magnifico da Filharmonia Łódzka.

Integrado no terceiro aniversário do centro comercial Manufaktura, passou em ecrã gigante o filme, 2001 - Odisseia no Espaço (Odyseja Kosmiczna 2001) com a orquestra filarmónica de Łódź a tocar a banda sonora ao vivo, munida de todos os instrumentos, com coro e respectivo maestro.
Exceptuando alguns polacos mais excitados e barulhentos nas esplanadas e sendo entrecortada aqui e ali pelos gritos histéricos dos adolescentes no carrossel gigante, foi possível ouvir e apreciar a magnífica banda sonora do filme de Stanley Kubrik.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Polónia - A Espanha do Leste Europeu



De Espanha nem bom vento nem bom casamento, assim reza o provérbio mas da Polónia parecem soprar bons ventos e bons casamentos.

A Polónia, no parecer de Basílio Horta - presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) é a Espanha da Europa de Leste, vale a pena ler o artigo do Público:


O quarto maior destino do investimento português
Empresas portuguesas unem esforços para vingar na Polónia 10.03.2008 - 08h45 Raquel de Almeida Correia

"A Polónia é a Espanha do Leste", diz Basílio Horta. O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) regressou sábado deste país, onde participou no lançamento da Câmara de Comércio Luso-Polaca, ouviu parte das 60 empresas nacionais lá instaladas e se aproximou do Governo local.
Os números comprovam: é o quarto destino em termos de investimento português e o maior em trocas comerciais, na Europa Central.

A investida começou em meados de 1990, com o grupo de distribuição Jerónimo Martins (JM), e culminou, até hoje, na criação de 60 empresas. Em 2006, a Polónia captou oito por cento do investimento português no estrangeiro, o que corresponde a 359 milhões de euros, ficando apenas atrás dos Países Baixos, da Espanha e do Brasil, com 28, 20 e 11 por cento, respectivamente, segundo o AICEP.

Uma aposta que garantiu ao capital nacional uma posição forte no país. A JM tornou-se líder em pouco mais de dez anos, com a cadeia de hard discount Biedronka. E o Millennium Bank, o banco do BCP na Polónia, atingiu, em 2007, os maiores lucros de sempre (121,8 milhões de euros).

Há, no caso polaco, uma tradição de investimento em rede, existindo muitas empresas que entram "à boleia" das já instaladas. O Millennium Bank, que hoje, de acordo com Vítor Pinto, responsável pela operação no país, "suporta financeiramente a entrada dos negócios portugueses na Polónia", recorreu aos colaboradores da JM quando quis realizar estudos para adequar a oferta ao mercado.

A construtora Mota-Engil também bateu à porta dos donos da Biedronka, tendo consultado Soares dos Santos, presidente do conselho de administração, antes de arriscar.

Hoje, esta estratégia mantém-se. A empresa de transacções electrónicas Payup, por exemplo, lançou-se, em Fevereiro, na Polónia, com a ajuda da Eurocash, grupo de distribuição português que comprou 49 por cento do seu capital e presta os seus serviços em 300 lojas. Agora, vai colocar, pela primeira vez, nas suas prateleiras produtos nacionais importados pela Atlantika, mais uma empresa portuguesa que quer vingar na Polónia.

sábado, 9 de maio de 2009

Ainda Łódź - as típicas vielas da cidade


As vielas de Łódź constituem um verdadeiro labirinto, algumas são apenas pátios, outras vielas de entrada e saída para outras ruas. Apesar de semelhantes cada uma conta uma história diferente e têm pormenores que as distinguem das demais.

Quem não conhece Łódź e as grandes cidades da Polónia costuma estranhar este locais recônditos que se acedem através de bafientas e escuras passagens nos velhos edifícios da cidade, há quem fique repugnado com a decadência, há quem fique fascinado e ainda quem repare que, por entre a degradação e falta de manutenção, existem edifícios e prédios absolutamente fantásticos. Sim, fantásticos.


Numa das passagens de acesso a um pátio. Pormenores que a luz de um flash consegue trazer de novo à claridade.


Muitos são do período anterior aos conflitos de 1914-1918 e 1939-1945 e outros são verdadeiras pérolas da Belle Epoque polaca, o século XIX e o estilo Secesja desfilam perante os olhares de turistas e locais sem que se apercebam, sem que entendam, que Łódź foi uma cidade que cresceu exponencialmente durante a revolução industrial, chamam-lhe inclusivamente a Manchester da Europa de Leste.

Durante a II Grande Guerra muitas famílias judaicas abastadas viviam nestes luxuosos apartamentos, a elite da cidade - não só judaica - usufruía de um nível de vida e comodidades que o comum cidadão apenas podia sonhar - quando sonhava.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Łódź que nunca veremos

A Grande Sinagoga de Łódź é hoje em dia um parque de estacionamento

A Polónia foi invadida por o exército do III Reich a 1 de Setembro de 1939, não houve sequer uma declaração de guerra.

Como em muitos outros acontecimentos na história a invasão deste país foi feita graças a uma operação de bandeira falsa, isto significa que os nazis simularam um ataque de forças polacas a uma estação de rádio alemã na Silésia.
Os operacionais nazi vestiriam uniformes polacos e invadiriam a estação radiofónica difundido uma mensagem anti-germânica, para que o ataque tivesse credibilidade a Gestapo entregava um silesiano-alemão - simpatizante polaco - de nome Franciszek Honiok.
Honiok seria vestido de modo a parecer um sabotador, abatido com uma injecção letal e o seu cadáver baleado com tiros. Seria posteriormente fotografado e mostrado às autoridades e imprensa, a qual teria um papel preponderante na galvanização das massas contra a Polónia.

O acontecimento de 31 de Agosto de 1939 ficou conhecido como o Incidente de Gleiwitz (Prowokacja gliwicka); a violência e destruição começara.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Morreu Vasco Granja


Vasco Granja 1925 - 2009


Morreu uma referência da minha infância, Vasco Granja.

Em Novembro de 2008 criei neste blogue uma mensagem acerca de Vasco Granja, ele faz parte de muitas gerações de portugueses, não só das gerações pós-25 de Abril como a minha.
Vasco Granja deixa obra, não é apenas um apresentador de desenhos animados da Europa Central e de Leste.

Vasco Granja lutou pela liberdade num Portugal ditatorial, foi preso pela PIDE, torturado e espancado por a polícia do regime Salazarista, divulgou cinema proibido pelo regime, mostrou a um país conservador e parado no tempo que noutras paragens se faziam desenhos animados divertidos e sem violência, muitos deles eram feitos na Polónia, em Łódź. Foi um grande dinamizador cultural.

Vasco Granja, descanse em paz. Portugal ficou mais pobre.

A inconfundível voz de Vasco de Granja em registo da TSF.

Pessoal... e Transmissível

http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917512&audio_id=896679

Majówka - Mini-férias na Polónia

Foi bom, mas foi-se. Os três dias de dolce fare niente passaram - como de costume - a correr, mal deu para descansar!

Maio é um mês especial para os polacos e para os que habitam neste país agora verdejante.
As agruras daquele (ainda recente) Inverno com neve e gelo, a sacudir neve do carro e dos sapatos, sem poder ir à varanda sem congelar parecem ter sido há muito mais tempo do que realmente foram.
A Primavera chegou com todo o seu ímpeto e praticamente já não há árvores sem folhagem.
Maio é de facto um mês especial para os polacos, é o mês do fim-de-semana prolongado e das mini-férias graças a um curioso "ajuntamento" de datas festivas que começam com o 1 de Maio e acabam com o Dia da Constituição, a estes dias chamam-lhes Majówka o que em português daria algo como "Maiada".

O 1 de Maio na Polónia não é o Dia do Trabalhador, isso de celebrar feriados de comunistas é mesmo e absolutamente para esquecer! Para sempre, até ao fim dos tempos.
O 1 de Maio é pura e simplesmente um dia de feriado nacional, diz-se em polaco Święto Pracy.

Biało i czerwony (branco e vermelho). A bandeira oficial desde 1919. Vermelho simbolizando a trágica história da Polónia, feita de derrotas, sangue derramado mas sempre com vitórias, a luta pela sua independência. Branco simbolizando a pureza e a paz, a honra.