terça-feira, 19 de maio de 2009

2009 - Odisseia em Łódź


Não sei explicar o motivo mas desde sempre associei a Europa Central e de Leste a cultura, a música, orquestras e filarmónicas. Talvez tenha sido influência do filme 007 - Risco Imediato - The Living Daylights - com Timoty Dalton e a bela Myriam d'Abo que desempenha o papel de assassina do violoncelo e namorada de um mafioso moscovita, mas isso foi em 1987, há 22 anos atrás, hoje em dia escrevo este tópico num país que outrora se encontrava para lá da Cortina de Ferro.




A verdade é que a cultura musical ainda está bem presente na Polónia e pude assistir, na passada sexta-feira, a um espectáculo magnifico da Filharmonia Łódzka.

Integrado no terceiro aniversário do centro comercial Manufaktura, passou em ecrã gigante o filme, 2001 - Odisseia no Espaço (Odyseja Kosmiczna 2001) com a orquestra filarmónica de Łódź a tocar a banda sonora ao vivo, munida de todos os instrumentos, com coro e respectivo maestro.
Exceptuando alguns polacos mais excitados e barulhentos nas esplanadas e sendo entrecortada aqui e ali pelos gritos histéricos dos adolescentes no carrossel gigante, foi possível ouvir e apreciar a magnífica banda sonora do filme de Stanley Kubrik.

A ovação final foi demorada e bem merecida, em determinados momentos foi de ficarmos arrepiados dos pés à cabeça!

Gratulacje Filharmonia Łódzka, doskonała robota!!!

Sem comentários: