segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vida na Polónia - Kiełbasa e uma działka

Um grelhador a carvão, kiełbasa (uma espécie de alheira polaca), coxas de frango, cogumelos e cerveja, por vezes vodka nacional. Para muitos polacos a festa está feita e é para durar até de madrugada, se houverem convivas e boa disposição.

Assim passamos a tarde de 25 de Abril na Polónia, ao ar-livre, em liberdade. No fórum Portugueses na Polónia ainda tentamos alinhavar um jantar de portugueses em Łódź para celebrarmos juntos o feriado nacional mas, na falta de quórum, acabamos por adiar, para um dia destes.

O inesperado barbecue foi organizado por um membro do fórum de um inusitado clube de panos porta-bebé, para quem não sabe; os panos porta-bebé são aqueles panos que embrulham a criança à volta da mãe deixando-a confortável, com a coluna perfeitamente alinhada e dando à mãe a possibilidade de se deslocar ou fazer tarefas sem se preocupar com o carrinho de bebé ou com a alcofa, existem de vários tamanhos e feitios e, pelo que entendi, podemos comprar panos de qualidade Kia, VW, Toyota, Jaguar ou Mercedes.
O clube chama-se Klub Kangura e é de Łódź, o endereço é www.klubkangura.com.pl

O maravilhoso mundo das "działkas"

Um bom polaco deve ter uma działka - casinha de campo - onde possa fazer os seus grelhados, convidar os amigos e beber uns canecos ou uns shots de vodka nacional e, se a conversa durar e o álcool puxar, há sempre espaço para todos dormirem na casa, ninguém fica melindrado se no dia seguinte acordar com um pé desconhecido em frente do nariz. Quem aqui vive sabe-o bem, na Polónia quando é festa é festa!


Muitos de nós ouviram uma palavra semelhante a działka, uma palavra dos tempos tenebrosos do COMINTERN e da Cortina de Ferro, a datcha dos aparatchi e da nomenclatura, das elites do partido.
Estas działka polacas são mais modestas, feitas para o povo, por vezes são pequenos lotes ao estilo "caixa de férias" e outras vezes são mesmo casas de campo com todo o conforto.
A działka ideal deve ficar junto a um lago, rio, mar ou floresta e deve ter acessos facilitados - o que nem sempre acontece.
Durante o Inverno, por causa dos assaltos, muitos polacos esvaziam-nas completamente e deixam as portas abertas, quando chega a Primavera chega também o tempo de as limpar e preparar. Por esta altura a azáfama é grande e as cidades ficam mais vazias ao fim-de-semana. Os adolescentes costumam usar as działka para fazerem as suas ruidosas festas ou para fazerem amor em paz e em sossego, o mesmo para alguns casais que só na działka conseguem ter alguma privacidade.

Um dos "desportos nacionais" é precisamente os grelhados ao ar-livre, regra geral o homem deve acender as cavacas, soprar o fogo e vigiar o naco de carne a grelhar virando-o volta e não volta, assim estilo caçador-recolector a trazer a comida para a gruta...
Outro desporto nacional é a caça aos cogumelos mas esse divertido "desporto" só começa no início do Outono e é só para quem sabe pois com um pouco de sorte podemos comer um cogumelo venenoso. Como os cogumelos devem ser acompanhados de vodka então talvez seja melhor, para nós - portugueses inexperientes - ficarmos-nos pela vodka.

Depois de pedir orientação a uns polacos amigos lá coloquei as febras - em vinhas de alho - no grelhador ficando com aquele ar preocupado que os homens mostram quando conduzem um fogão... A cerveja na fotografia não é minha, para mim imperou a "Lei Seca" , o bom chefe de família (que por acaso não é do Benfica) não bebe quando conduz.


Tiraram-me uma fotografia quando estava a colocar as febras de porco no grelhador, para a posteridade fica a beleza das minhas boxers vermelhas com ursinhos e balões.

E soube bem, a companhia estava boa, as febras estavam deliciosas e a água mineral também...











3 comentários:

Zé da Bola disse...

Pela Silésia, no jardim aqui de casa, houve uma pequena festa. Umas boas febras e um pouco de frango. Vou mas é ver se aprendo a fazer um bom molho porque o que eu quero é frango com piri-piri do bom para voltar à minha mocidade. Vodka, vinhaça etc por acaso não entraram no menu porque não sou de beber mas se tivesse por lá algum bom vinho alentejano obviamente que não escapava.

Geraldo Geraldes disse...

De facto, uma boa maneira de passar um dia. Agora não pude deixar de notar de que na 2ª foto, no prato ao lado da Warka estava uma kielbasa bastante esturricada e o que aparentava ser uma fatia de pão completamente preta. Alguém se distraiu em frente ao grelhador :)
Ps: Não beber alcool em frente a um polaco já fica mal. Mostrar boxer com ursinhos decerto não melhora o panorama jejeje
Ps2: Churrascos bem feitos, foram aqueles que um excelente anfitrião tuga de Cracóvia fazia (e deve continuar a fazer) no seu quintal à boa maneira portuguesa: entrecosto, febras, Mateus Rosé. Salsichas, queijos e outras coisas que tais nem se aproximavam das brasas :)

PM Misha disse...

eu vou visitar uma dzialka amanhã, salsichame e cervejame do bastante.
se sobreviver escrevo a experiência q;)