segunda-feira, 14 de outubro de 2019

4+ Cztery Plus (mais quatro) - Vitória indiscutível do PiS de Jarosław Kaczyński


A Democracia polaca ganhou as eleições parlamentares de ontem, 13 de Outubro, com uma frequência de 61,74%, mais uma vez com a vitória do PiS de Jarosław Kaczyński - este foi o grande vencedor na noite de eleições - com 43,6% das intenções de voto seguido do KO (Coligação do Cidadão) com 27,4%.

As reacções não se fizeram esperar por parte da oposição com promessas de combaterem por todos os meios o partido que agora estende por mais quatro anos o seu poder e agenda política. Os resultados diferem radicalmente dos grandes centros urbanos para a Polónia rural onde o PiS capta o seu eleitorado. 

O discurso da vitória foi dado por a figura de proa do partido Verdade & Justiça, o irmão gémeo sobrevivente e arqui-rival de outra figura de craveira na história contemporânea polaca, Lech Wałęsa com o qual pretende disputar um lugar na história deste país ainda que saiba que nunca terá o Nobel da Paz. Kaczyński afirmou que "mereciam mais" mas que "ganharam apesar de uma forte oposição".

Nas ruas polacas não se sentiu nenhuma particular manifestação de alegria mas sim a conformidade, o que parece revelar uma aceitação da decisão pública.




Ser democrata é aceitar que a escolha não é sempre aquela que desejamos e que nesse caso fazer oposição é claramente a única saída possível, ou isso ou deixar o país para outras paragens...




Sem comentários: