segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Polónia avulso - Parte XIV

Um de mão na vassoura...


As eleições autárquicas aproximam-se (dia 16 de Novembro) e a Polónia segue, talvez sem grandes expectativas, os resultados entre candidatos dos três grandes partidos -PO, PiS e SLD- e os inúmeros candidatos independentes ou afiliados a partidos sem grande representação e peso eleitoral ou representantes de minorias, como o Movimento de Palikot e a comunidade gay na Polónia. No "estaleiro" da cidade de Łódź, onde as obras as filas de trânsito dominam, um candidato pretende destacar-se de... vassoura em punho. 


Czas na porządki - Tempo de limpar! Piotr Misztal, o polémico empresário de Łódź não o faz por menos. A cidade de Łódź está suja e há que a limpar, a começar pelos políticos e caciques que estão instalados na Câmara Municipal. 

Vassoura às costas, blazer, camisa aberta, sem gravata, e os olhos azuis penetrantes são a imagem de Misztal para estas eleições. É um conhecido personagem de Łódź, frequentemente visto a conduzir grandes máquinas, de Maybach a Ferrari passando por um Hummer de vidros pretos e um Aston Martin que andou em fuga aos policias da cidade, alegadamente por excesso de velocidade ao que Piotr afirmou ser nada mais do que uma caça ao suborno e... vai de dar entrevista no jornal.

Envolvido nos negócios de construção e cimentos, com cidadania polaca e dos EUA, o politico encontra-se rodeado de episódios polémicos, de fuga ao fisco a ser apanhado com mais de um milhão de dólares na fronteira entre a Alemanha e a Suiça. 

Os indicadores não colocam Piotr Misztal como o próximo Presidente da Câmara Municipal de Łódź mas da vassoura ninguém se vai esquecer tão cedo... 




E outro de mala na mão... 

Donald Tusk, ao estilo de Durão Barroso, deixou o cargo de Primeiro-Ministro da Polónia para ocupar o de Presidente do Conselho Europeu em Bruxelas. 

O prestigio chamou e Tusk começa a exercer funções a 1 de Dezembro do corrente numa União Europeia rodeada de crises, de austeridade, de ameaças de saída (Reino Unido) polvilhada com tensões com a Federação Russa em questões delicadas como a Ucrânia, a crise na Crimeia e o abastecimento de gás ao Centro, Leste e Norte europeu. Tusk poderá ter de enfrentar a ira dos seus ex-camaradas na politica quando a adesão à moeda única for inevitável e... inadiável. 


Tusk substitui Herman Van Rompuy e Jean-Claude Juncker a Durão Barroso. Os novos rostos da UE. 




Personalidade do Ano na revista Magazyn Wino é português!


O enólogo Anselmo Mendes, de Portugal, recebeu a honra de ser a Personalidade do Ano na publicação polaca "Magazyn Wino". 



De acordo com o Diário Digital o enólogo recebeu igualmente distinção pelo vinho "Muros Antigos Alvarinho 2013" na categoria de vinhos brancos até 100 PLN. Boas noticias para Portugal num país que ainda está a conhecer o mundo dos vinhos e a despertar para a degustação dos mesmos. 

Segundo as sondagens o Vodka e a cerveja continuam a ser a bebida favorita dos polacos apesar de gradualmente ter vindo a aumentar o consumo e a procura de vinhos. Para quem está emigrado ou conhece bem a Polónia já deve ter notado a simpatia dos polacos por os vinhos Kadarka da Bulgária e a apetência pelos "meio-adocicados" sejam eles tintos ou brancos. Uma dica para os nossos produtores e exportadores terem mais sucesso neste mercado da Europa Central. 


A azul as bebidas espirituosas, a vermelho a cerveja, a verde os vinhos e a amarelo os derivados de vinho e Hidromel. 

E falando em cerveja polaca...


A quantidade de polacos no Reino Unido é tal que o complicado idioma polaco já é o segundo mais falado nas ilhas britânicas. 

Sim, o polaco é a segunda língua do Reino Unido; a terra de Sua Majestade, da Common Wealth, dos Beatles, dos The Clash, do Manchester United, do Mini e do Harry Potter.

A juntar a esta caldeirada, que muitos ingleses protestam por ouvirem diariamente sons estranhos (szcz brzcz ćś) nos transportes públicos, nos supermercados, nas estações e paragens de autocarro aparecem cada vez mais mercearias polacas e, como não podia deixar de ser, a polskie piwo, ou seja, a cerveja polaca sendo a Tyskie a que tem tido mais procura e crescimento nos supermercados, bares e pubs britânicos.

De acordo com o Daily Mail a cerveja polaca surge já no top ten das mais bebidas no Reino Unido.

1.Kronenbourg 1664 (France)
2.Beck’s (Germany)
3.San Miguel (Spain)
4.Peroni (Italy)
5.Corona (Mexico)
6.Heineken (Netherlands)
7.Coors light (USA)
8.Cobra (India)
9.Holsten Pils (Germany)

10.Tyskie (Poland)

Cheers... no! Na zdrowie! 

Sem comentários: