sábado, 22 de novembro de 2014

Polónia avulso - Parte XV


E assim aparece Portugal nos media polacos. "ex-Primeiro-Ministro detido. Foi no aeroporto".

A relembrar títulos de noticias como as do escândalo de Berlusconi o português José Sócrates 

No rescaldo da detenção do politico José Sócrates (ex-Primeiro-Ministro de Portugal) ontem no aeroporto de Lisboa, os media europeus referem a surpreendente notícia como "terramoto politico em Portugal" e são lestos em apontar os crimes de corrupção e branqueamento de capitais como motivos para a detenção de tal figura pública.

Na teia de negócios, c.ontactos, favores, compadrios, amizades, traições, vinganças, conveniências e palmadinhas nas costas que se tornou o panorama politico nacional, indiferente a supostas ideologias identificadas com pensamentos mais à Esquerda ou à Direita, o facto de José Sócrates ser detido de forma mediática e transportado num acanhado Opel Corsa B com mais de dez anos e estofos em tecido indica o estado das coisas num país com uma democracia de quatro décadas. 


De qualquer modo é de duvidar que um dos convidados no encontro dos influentes e poderosos (literalmente) Bilderberg venha a ser encarcerado por algum crime que tenha cometido... 




A crise do bengaleiro na Polónia

Existe um provérbio polaco que diz "polak potrafi". ou seja, um polaco consegue (tudo). Uma prova provada do "desenrasca" das senhoras do bengaleiro da faculdade. 
Um dos nossos compatriotas na Polónia, o Carlos, que veio do típico bairro lisboeta de Alfama para Łódź, confrontou-se recentemente com uma situação bizarra -senão caricata- que acontece amiúde nos bengaleiros da Polónia que são por aqui conhecidos como "szatnia"...

Duas senhoras na universidade de Łódź tomam conta do respectivo espaço sendo que a primeira, de um modo, mecanizado ao estilo Cortina de Ferro, informa o Carlos que não lhe pode pendurar o casaco... Quando indagada sobre o porquê de tal atitude aponta para um papel escuso com as regras nas quais indicam, entre outras, que todo o vestuário deve ter uma pequena argola para o pendurar.

Perante a recusa o nosso compatriota "faz-se de Lucas" e dirige-se à segunda senhora que lá lhe fez o favor de pendurar o casaco depois de ser informada que o podia fazer pendurando-o pelo capuz!

Horas depois e para espanto do proprietário do casaco uma das senhoras coseu-lhe a dita argola resolvendo o problema e dando-lhe um "chá de Polónia" para que se integre mais rapidamente na sociedade polaca...

A questão é que pela lei polaca quem danificar o casaco alheio pode arranjar um belo de um "trinta e um" e ter de pagar por eventuais danos. 

Não é defeito é feitio e como diz o nosso provérbio; Quem vai a Roma... 


As eleições municipais em Łódź

Hanna sucede a... Hanna na Câmara Municipal de Łódź. Mais quatro anos de desafios numa cidade em obras, com trânsito caótico e um centro urbano que pretende "levantar'-se" depois de décadas de estagnação e abandono. 

Decorrendo num Domingo de Novembro frio, cinzento e com chuva miudinha as eleições municipais re-elegeram a "Presidenta" Hanna Zdanowska que num simples cartaz nada prometia mas apenas passava a mensagem; "Amo Łódź" (certo...) e "Construímos Łódź". Ganha assim o partido de direita PO (Platforma Obywatelska) ao qual pertenceu Donald Dusk, o ex-Primeiro-Ministro que agora está emigrado em Bruxelas. 
O milionário Piotr Misztal não vai ser o novo Presidente da Câmara, nem da Junta de Freguesia
Piotr Misztal deixa assim a escova de limpezas para accionar aquela que usa mais frequentemente, a escova do limpa-para-brisas do seu Bentley...

Sem comentários: