segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Eusebio nie żyje (Eusébio morreu)


Eusébio da Silva Ferreira morreu. Mesmo para quem não é entendido em futebol o desaparecimento da grande figura do futebol português e do Sport Lisboa e Benfica é sentida. Denominado de Pantera-Negra pelos feitos da sua carreira futebolística e por ser africano de Moçambique o atleta português foi, junto com Amália Rodrigues, um dos últimos símbolos vivos de um Portugal que já não existe e que de certo modo marcou o século XX português. 




Os polacos não conhecem apenas Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou algumas das figuras de craveira do nosso Império Ultramarino como Vasco da Gama ou Magalhães; Eusébio é um nome conhecido entre os apreciadores da modalidade e o anúncio do falecimento do grande jogador português foi noticia em todos os media da Polónia com maior ou menor destaque mas presente.

Eusébio com Figo durante o Euro-2012 na Polónia. Em Opalenica, onde se encontrava a selecção nacional, viria a sentir-se indisposto sendo internado num hospital na cidade de Poznań. 

Com excepção de velhas fotografias do jogador do Benfica e velhas filmagens do Mundial de 66 pouco conhecia do seu percurso futebolístico. Sabia que a sua companheira de vida se chama Flora e que a dado tempo da sua vida teve um Saab Sonett amarelo-canário, um desportivo sueco que, na sua época, era um carro para os privilegiados. 

O Saab Sonett de Eusébio em frente ao estádio da Luz. Viria mais tarde a ter um Ford Mustang V8 entre outras grandes máquinas que as estrelas do futebol podem comprar e conduzir. 

No fórum AutoHoje online o comentário de um dos membros com o nickname Jacaré parece resumir quem foi Eusébio da Silva Ferreira; um jogador talentoso e celebridade mas essencialmente uma boa pessoa:


Em tempos conheci a mulher e as filhas e por vezes lá o via e cumprimentava-o, era sempre uma pessoa de trato bastante fácil e paciente. Muitos famosos não têm metade da paciência que tinha o Eusébio para lidar com estranhos na rua. 

Uma vez assisti a uma cena que me marcou de certa forma. Estava eu ainda em casa dos meus pais, era noite e quase ninguém estava na rua quando vejo o Eusébio a estacionar o carro. Ao sair do carro já estacionado passam uns 4 ou 5 miúdos negros com cerca de 10 a 11 anos que assim que o vêem vão a correr aos pulos para ele e aos berros vão repetindo "Eusébio" "Eusébio" "Eusébio".... a rua continuava deserta e o silencio apenas era interrompido com a euforia destes mini-fãs. Eu estava a ver que ele os ia despachar, mas não. Ficou ali, ele e os putos a falarem um pouco e nisto saca da carteira e dá algum dinheiro a cada um deles. Eles vão-se embora, eufóricos e todos contentes e o Eusébio vai à sua vida com um sorriso na cara.

O Eusébio não era uma pessoa rica, é certo que gostava da vida boémia, mas o que não faltam são poetas, filósofos e boas referência mundiais que também gostavam destas vidas. No entanto tirou algum tempo seu e deu uma alegria enorme a esses miúdos que provavelmente nunca mais se terão esquecido desse encontro.


See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/124955-morreu-eusebio-da-silva-ferreira-4.html#sthash.T1dAoNGa.dpufhttp://forum.autohoje.com/off-topic/124955-morreu-eusebio-da-silva-ferreira-4.html#sthash.T1dAoNGa.dpuf


1 comentário:

Ryan disse...

Apenas uma achega ao artigo. Talvez por algo em comum entre Portugal e Polónia. Włodzimierz Smolarek pai de um tal Euzebiuzs Smolarek (Ebi na Polónia) deu o nome ao filho devido a ser um apreciador do nosso Eusébio.