quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bem-vindos a 2014!


E aqui estamos nós em 2014. Velhos chavões como "Ano Novo, vida nova" são repetidos e as promessas de mudança e esperança em melhores dias renovam-se. Esta altura é sempre uma boa ocasião para reflectirmos e fazermos um balanço dos prós e contras na nossa vida, sermos agradecido por aquilo que temos - muitas vezes considerado como um dado adquirido - mas também corrigir e mudar, se possível, o que nos incomoda ou que consideramos um empecilho.



Estamos apenas a dois anos da mítica viagem de Marty Mcfly até ao ano de 2015, na sequela de filmes "Regresso ao Futuro" e pelo que se constata ainda não é desta que os automóveis voam apesar de, na generalidade, estarmos mais avançados do que no cenário imaginado por Robert Zemeckis trinta anos antes. Em 1989 quando o filme foi lançado nos cinemas tinha 15 anos e quando fiz as contas que em 2015 teria 42 anos ficava literalmente aterrado! Isto para dizer que, o ano passado, completei 40, um numero "redondo" que não reflecte nem de perto nem de longe o meu estado de espírito e, pelo que dizem, não aparento tal idade o que é sempre bom de ouvir quando sentimos e vemos no rosto e no corpo as mudanças que o tempo vai trabalhando.

Foram quatro décadas que passaram e que trazem memórias dos conturbados anos 70 e da horripilante moda que caracterizou a década (recordo-me de usar calças boca de sino e camisolas de gola alta - nem as crianças escapavam!), os anos 80 onde cresci junto com a cidade de Vila Nova de Famalicão, os anos 90 e a entrada no mundo dos adultos e no ensino superior e a passagem para o século XXI onde, completamente contra qualquer plano ou vaticínio, fui para à Polónia onde viria a viver e a formar família.  

Tal como escrevi a marcador na parede de uma casa polaca, corria o ano de 2001, e citando o nosso grande poeta e místico Fernando Pessoa: "Valeu a pena? Tudo vale a pena se alma não é pequena".


2014 vai-nos trazer de novo a febre futebolística, entre Junho e Julho, com o Campeonato do Mundo de Futebol no Brasil. A Polónia infelizmente não foi apurada mas temos na nossa selecção nacional a alegria da participação e, quem sabe, gloriosas vitórias em Terras de Vera Cruz. 

Que 2014 seja um ano melhor que o precedente para os meus familiares, amigos sejam eles reais ou virtuais e, evidentemente, para os leitores e seguidores deste espaço de escrita.

Um bem haja a todos vocês!


Sem comentários: