quarta-feira, 27 de março de 2013

Praça da Alegria - Páscoa Polaca


No passado dia 25 de Março o programa das manhãs da RTP - Praça da Alegria - teve como tema as tradições pascais da Polónia. Como convidados estiveram o senhor embaixador da República da Polónia em Portugal, Bronisław Misztal (dito pelos apresentadores como Bronisav Mizztl - o que compreendo perfeitamente face à dificuldade do idioma polaco) e a senhora embaixatriz, as artistas polacas a residir em Portugal, Mariola Landowska e Natalia Juskiewicz, os nossos emigrantes João Sousa de Wrocław e Gonçalo Franco de Varsóvia e a super-estrela da cozinha polaca Magda Gessler acompanhada pelo simpático cozinheiro da embaixada da Polónia, Tomasz Dyglas. O jornalista Nelson Pereira foi também presença importante pela sua experiência de mais de vinte anos na Polónia. 

Niespodzianka! (surpresa!) do embaixador da Republica Polónia em Portugal ao demonstrar na perfeição o que é a tradição da "segunda-feira molhada" no seu país. 

João Baião e Tânia Ribas de Oliveira receberam estes convidados ao típico estilo televisivo português,  descontraído e humorado, em contraste com o tipo mais formal e sisudo dos programas homólogos polacos. Um momento inesperado (o programa é transmitido em directo) foi a explicação da tradição pagã do Śmigus-Dyngus  polaco ou seja a segunda-feira molhada a seguir ao Domingo de Páscoa onde os rapazes atiravam   água (e ainda atiram) às raparigas na perspectiva de um casamento feliz e duradouro. O senhor embaixador demonstrou em directo a tradição atirando um copo de água que estava ali à mão de semear na perna de Tânia Oliveira para gáudio da audiência e real espanto de todos. Os homens polacos regra geral são assim, algo imprevisíveis e por vezes impulsivos nas suas demonstrações de alegria e afecto. Quanto ao Śmigus-Dyngus  aqui em Łódź é uma segunda-feira onde se vêem mais frequentemente os Kia Cee'd e os Skoda Octavia da "Policja" polaca, vá-se lá saber porquê...

Mariola Landowska é uma artista plástica polaca que vive em Portugal e neste programa acompanhou um grupo de crianças na tradicional pintura dos ovos de Páscoa enquanto estava trajada com o vestido tradicional polaco (muitos de nós portugueses conhecem-no do logótipo da cerveja polaca Żywiec). Foram também visualizados filmes - dos tempos da Maria Cachucha - na Polónia rural onde se podiam ver essas tradições e os trajes típicos. Fica a pergunta no ar; não poderia a RTP arranjar algo mais recente? O filme deve ter sido um sucesso, nos tempos idos de Nikita Khrushchev...

A Canção do Mar em violino por Natalia Juskiewicz 

Natalia Juskiewicz tocou o seu skrzypce (violino) em vez da voz em tradicionais fados portugueses dando um resultado, no meu ponto de vista, muito original e agradável ao ouvido. Falando em português fluente com aquele delicioso sotaque das polacas (Mariola também falou impecável devo assinalar) mostrou-se surpreendida com o nosso conterrâneo João Sousa de Wrocław que cantou em polaco e tal como o vosso escriba encontra-se nestas terras há oito anos.

Gonçalo Franco - com o qual já tive o prazer de conversar por telefone - é um dos exemplos de empreendedorismo na Polónia. SmakiPortugalii é uma empresa familiar que distribui produtos portugueses no mercado polaco com exclusividade nas conservas Ramirez, Bom Petisco e o azeite Oliveira da Serra. Podem ler mais sobre o Gonçalo aqui

Apresentação de mais uma série de episódios de Rewolucje Kuchenne (Revoluções na Cozinha) com muitos "kurwa" propriamente ocultos com o "pip" dos bons modos.

Depois foi a vez da super-estrela polaca Magda Gessler conhecida na Polónia pelo seu programa Rewolucje Kuchenne (Revolução na Cozinha) do canal polaco TVN. Restaurantes de pantanas, cozinheiros frustrados, proprietários à beira de um ataque de nervos e empregados de mesa em pânico e garganta seca são a imagem de marca de Magda Gessler no conhecido programa onde se dispõe a ajudar rumo ao sucesso restaurantes falidos, tristes e sós se bem que com imensa dor e muito show-off à mistura... 
Na Praça da Alegria cozinhou alguns pratos típicos da Páscoa polaca com carne de borrego e vaca e doçarias típicas. O cozinheiro Tomasz Dyglas falou português, ajudando Magda que admitiu o seu "portunhol", e revelou uma enorme paciência face ao tratamento algo brusco da célebre cozinheira.  


Nelson Pereira tal como a esmagadora maioria dos homens portugueses na Polónia emigrou (em pleno Comunismo) por amor a uma polaca. A apresentadora teve de confirmar se realmente as mulheres polacas são deslumbrantes (sic) ao que teve um convicto sim do jornalista. Confesso que nessa parte ri a bom rir! 
A entrevista ao jornalista português foi porventura a parte mais informativa do programa no que diz respeito à Polónia e aos polacos. Uma experiência rica, de vinte anos, parte deles na Republica Popular da Polónia onde descreve aquilo que quase todos nós que vivemos aqui há muitos anos pensamos. A enorme influência da destruição causada pela II Grande Guerra e pelos longos anos de Comunismo e isolamento na nação polaca e por fim a "Nova Polónia" pós-comunista,  democrata, membro pleno da UE que tenta singrar num mundo global e competitivo onde a Guerra Fria é praticamente desconhecida pelas gerações mais novas. Concordo plenamente com a opinião de Nelson sobre o facto dos polacos serem interessados no mundo que os rodeia e sobretudo a cultura-geral que têm. Pena foi que tenha havido pouco tempo para desenvolver a interessante conversa. 

Podem assistir a esta emissão do Praça da Alegria da RTP em streaming na Internet aqui em baixo - n.b. A parte sobre as tradições pascais polacas propriamente ditas começa a partir da terceira parte:





1 comentário:

CNN disse...

Ja agora Hoje no TVN dzien dobry mostraram os bastidores desse episodio da praça da alegria. E foi bastante engraçado ver o João Baião na televisão polaca, juntamente com Tania...engracado porque eles falaram com operadores de camara e tecnicos da RTP