sábado, 23 de março de 2013

A Era do Gelo (na Polónia)


Sim, eu sei. Tinha prometido não maçar mais os meus leitores e seguidores deste espaço de escrita com estórias do Inverno polaco e a rotina destes meses de frio, neve e gelo. No entanto face a um Março absolutamente inusitado - hoje vão fazer 13 graus negativos durante a noite! - escrevo uma linhas em jeito de desabafo. 




Pelo que dizem os mais velhos este tipo de Inverno prolongado raramente acontece. O Março na Polónia é geralmente frio, com aguaceiros e uma ou outra tempestade à mistura. Este ano cai o Carmo e a Trindade com um inicio da Primavera (nem prima nem Vera) gelado, neve por todo o lado, gelo nas estradas, passeios cobertos de neve e sal - para não haverem bate-cus - e um descontentamento geral que se reflete nos rostos cansados dos polacos e também dos estrangeiros. 

Nós, os portugueses na Polónia, aceitamos da maneira possível este fado. Uns mais habituados e outros ainda em fase de adaptação. É duro sabermos que no nosso Portugal as temperaturas são agradáveis - hoje estão 16 graus positivos em Lisboa e 12 graus no Porto - e se lá estivesse provavelmente daria um salto ate Vila do Conde ou Árvore para caminhar à beira-mar ou visitar aquele rochedo esculpido quase como um sofá ali ao lado do Castelo de São João. Tão fácil relembrar o som da rebentação, o murmúrio das gentes, o piar das gaivotas e aquele cheiro de maresia do nosso Oceano Atlântico. Sempre me fascinava olhar o mar; saber que dali partimos para a aventura, que há mais Portugal; as nossas ilhas dos Açores e da Madeira. Do outro lado os EUA e a Terra Nova, o caminho marítimo para o Brasil e África...

- 13 graus. Como dizem os velhotes em Portugal: Ai Jesus que se me apaga a luz!


A previsão meteorológica não é a mais animadora. Este mês não nos livramos facilmente da neve e do gelo se bem que não haverá, em principio, mais queda de neve como a que sentiu há uns dias atrás. Os dias vão estar frios e as noites geladas portanto as botas, gorro, luvas e cachecol ali vão estar penduradas na entrada até melhores dias virem. Talvez em Abril as temperaturas comecem a ser mais altas durante o dia e a noite mas longe daquelas que se fazem sentir na Península Ibérica.

Flores de Primavera na vizinhança...
Coitado do bicho! Ninguem gosta de fazer xixi numa sanita gelada, os cães também não...

Estamos a sentir uma Primavera escandinava com a diferença que o nível de vida é incomparavelmente mais baixo para estes lados. Portanto espero que não haja mais fim de Inverno e princípio de Primavera como este; é que passar seis meses de invernia sem condições "à escandinava" não é lá muito boa ideia e porventura o regresso à pátria onde um político despudorado regressa do auto-exílio e ainda vai ter tempo de antena na televisão nacional, onde se abrem telejornais com noticias sobre futebol o sobretudo onde a crise é tal que recebo frequentemente e-mails de compatriotas a pedirem conselhos para emigrarem para a Era do Gelo, é de ponderar face ao frio que se sente lá fora. Deixem-me pensar duas vezes...


A varanda da minha caverna...

Não, fico mesmo por aqui. Da janela já vejo que o gelo e a neve estão timidamente a derreter e o céu está azul, melhores dias virão.

Sem comentários: