segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Łódź - A cidade polaca que se mudou para a Grã-Bretanha


 O popular diário britânico The Sun conhecido também como um dos pasquins das terras de Sua Majestade está a dar que falar depois de um polémico artigo sobre Łódź da autoria do jornalista Graeme Culliford publicado no dia 6 do corrente. Łódź foi promovida a cidade-fantasma depois da debandada da maior parte dos seus habitantes para a Grã-Bretanha.



Será realmente assim? No artigo do The Sun o jornalista refere a ausência de transeuntes na principal rua da cidade, a Ulica (rua) Piotrkowska, tida como uma das mais longas da Europa. "Edifícios devolutos, empresas agora entaipadas, alvenaria a desmoronar - os pobres e idosos ficando na fila para comprar pão." Este é o cenário descrito. As fotografias, tiradas em Janeiro, não se sabe a que hora e dia da semana (supõe-se num Domingo de manhã) mostram a rua Piotrkowska deserta e dois sem-abrigo junto ao conhecido Irish Pub - na realidade é um local típico onde sempre se encontram indigentes pelo facto de ser uma saída de ventilação que emana constantemente ar quente mas isto não é explicado tal como as filas do pão que, desde 1989, praticamente deixaram de existir depois da eliminação do sistema de senhas de ração típico do sistema comunista.

Captura de ecrã do The Sun mostrando dois indigentes junto ao ventilador do Irish Pub na Piotrkowska


 Łódź, a histórica cidade que sobreviveu inúmeras guerras, o holocausto e o comunismo está desprovida de vida: "Why is this historic city that survived numerous wars, the Holocaust and Communism bereft of life?". Porquê? Pergunta o jornalista britânico com a resposta pronta. Porque a maioria da população foi encontrar trabalho noutras paragens, muitas delas na Inglaterra. Vários polacos dão o seu testemunho e confirmam a debandada dos seus concidadãos na procura de melhores condições de vida. 

Monika Makowska também dá o seu testemunho ao afirmar que é difícil encontrar especialistas em IT nesta cidade e que os bares e clubes da cidade têm falta de jovens e as mulheres não encontram maridos. Tal como o vosso escriba muitos habitantes de Łódź não concordam com este quadro pintado em tons escuros. 

Clubes como Lordis, Gossip, Pomarańcza, Bedroom, Brooklyn, Ambasada, Czekolada, Kokoo, Kalizka e todos aqueles junto à zona universitária em Lumumbi e Politechnika parecem revelar precisamente o contrário. Especialistas em IT também devem encontrar-se e o Global Delivery Center da Fujitsu (onde trabalho), o recém-inaugurado escritório da HP e da Infosys são também prova de que há especialistas mas não por qualquer salário. A Fujitsu Technological Solutions tem correntemente mais de seiscentos empregados e prepara-se para abrir um novo piso, a Infosys tem mais de mil e está em crescimento. Maridos talvez não se encontrem facilmente mas companheiros e parceiros sexuais sim, não é assim noutras cidades polacas e mesmo noutras cidades europeias?

No entanto, de acordo com o The Sun, a Polónia irá decrescer a sua população em 20%  por voltas do ano de 2060 havendo um empregado por cada dois pensionistas e Łódź perderá perdido um quarto da sua população em 2035. Varsóvia apresenta-se como o exemplo oposto Łukasz diz que a capital da Polónia "é como se fosse outro país". A emigração não tem uma estatística oficial pelo que é subjectivo avançar com números. De acordo com o director do Gabinete de Estratégia de Łódź, Tomasz Jakubiec, os números oficiais apontam para 1% mas pode ser entre 5 a 10%. Por fim o testemunho de um padre polaco, da vila de Chodaków que "sublinha a tragédia humana" da emigração; "Pela minha experiência, se o marido vai embora por um curto espaço de tempo, o casamento fica OK. Se ele vai embora por um longo tempo, ele quase sempre termina mal."

Tal como o provérbio diz "no meio é que está a virtude". Łódź é uma cidade com um centro urbano decadente, especialmente nas ruas paralelas à Piotrkowska e nas zonas industriais que outrora foram florescentes industrias têxteis. As velhas kamienica (prédios) no centro estão, de um modo geral, em mau estado ou em ruínas e o plano de reabilitação do centro prevê a demolição de uma parte substancial dos mesmos e a construção de novos prédios. Tudo não passa, para já, do papel pois demolição vê-se aqui e ali mas construção só mesmo a iniciativa privada que, por exemplo, inaugurou em 2006 o Centro Comercial Manufaktura tornando-o o novo centro da cidade e destronando a ulica Piotrkowska. 

Inglesas bêbadas. O alcoolismo em Inglaterra também existe e é visível nas tristes figuras que muitos britânicos e britânicas fazem nas suas ruas, durante os fim-de-semana e dias de festa e também no estrangeiro. Sempre é melhor uma foto com uma inglesa de cuecas em baixo do que dois indigentes agarrados a um ventilador para se aquecerem.

Não é mentira que Łódź não é uma cidade atraente para turistas e pouco interessante para quem vive na mesma, é uma cidade-dormitório por excelência. Está longe do encanto de Cracóvia, a minha cidade polaca preferida, da vida fervilhante de Varsóvia, do carisma de Gdańsk ou do desenvolvimento de Wrocław. O centro urbano está decadente em muitas das suas ruas, a Piotrkowska entregue a "Lojas do Chinês" e a meia-dúzia de restaurantes e bancos e nas kamienica e prédios os problemas de alcoolismo e desemprego trazem consigo um apego ao fanatismo futebolístico que pinta a cidade de grafittis dúbios, insultuosos e agressivos entre os dois clubes rivais, o ŁKS e o Widzew. Cenas de pancadaria, alcoolismo e vandalismo são, infelizmente, comuns em certas zonas escusas do centro da cinzenta cidade especialmente durante os fim-de-semana, feriados ou depois de jogos de futebol. 

A revitalização do centro urbano é urgente mas o cerne da questão não será a emigração ou o envelhecimento da população. Como em tantas outras coisas é mesmo uma questão política de falta de organização, falta de vontade política e desleixo. Culpar Varsóvia não chega, a Polónia é membro da UE desde 2004 e desde então a quantidade de oportunidades perdidas (Capital da Cultura, Euro 2012) somam-se a tantas outras. 

Quem quer tomar conta de Łódź?










Sem comentários: