sábado, 19 de janeiro de 2013

A tradição da Studniówka



Janeiro é o mês da tradição da Studniówka, um dos rituais de passagem dos jovens estudantes polacos. A tradução possível para a língua portuguesa seria baile de finalistas, o conhecido prom que frequentemente vemos nos filmes de Hollywood. Na Polónia é um evento importante; vivido com muita pompa e circunstância mas também com superstição.


O ensino polaco é eminentemente conservador e exigente sobretudo no que diz respeito aos exames. Nas escolas e universidades não se aceita de bom grado um aluno defender uma prova oral ou uma tese de fim de curso ou de mestrado vestido de um modo informal, há mesmo professores que dão um ponto extra pela apresentação dos alunos. Estar em ponto vinte e nove é a regra, não a exceção.

A Studniówka que, de acordo com fontes "wikipedicas", terá origem na palavra sto (cem em polaco) realiza-se aproximadamente cem dias antes do exame final conhecido como matura. Eles vestem-se a rigor com fato e calças de vinco, gravata, camisa com botões de punho e sapatos a condizer. Elas com um vestido de noite, ou de gala, podendo usar sapatos fechados ou sandálias de preferência com salto alto e pé arranjado com unha-francesa. Uma peça de lingerie de cor vermelha é um bom augúrio para o exame e nas fotos para mais tarde recordar há sempre um par de pernas longas a exibirem esse acessório.

Nessa noite os alunos bebem álcool oficialmente com os seus professores. É um ritual de passagem da escola dos adolescentes para o mundo dos adultos e para uma fase mais dedicada da vida estudantil na Polónia. A universidade está ali à porta e o nível de exigência sobe exponencialmente portanto há que celebrar condignamente o fim de um ciclo, relativamente fácil, e o inicio de outro mais complicado mas ao mesmo tempo mais sonhador, mais focado no futuro e na independência.

O baile que pode ter lugar num hotel, num palácio, num restaurante, num clube mas amiúde no próprio ginásio da escola começa com um banquete e um brinde entre os convivas. A dança de abertura é a polonaise seguida de música ao gosto dos estudantes. Algumas paixões começam nesse dia entre uma rosa dada à miúda preferida ou um slow dançado mais encostado.


Exame (matura) de lingua inglesa na Polónia. Fonte da imagem: http://www.wiadomosci24.pl/?sesja_gratka=103df8353ab88c9103113bd7c4a3703a

O baile segue durante a noite e as recordações do mesmo (geralmente boas) serão temporariamente esquecidas devido às dores de barriga causadas pelo exame final dali a cem dias, mais coisa menos coisa. 





Sem comentários: