terça-feira, 2 de outubro de 2012

Polónia avulso IX

E assim chegamos ao Outono

O Outono "pinta" de cores fascinantes as árvores na Polónia

Geralmente anuncia-se com noites frias e dias soalheiros para depois começar a mostrar-se mais atrevido, o vento forte e acutilante acompanhado de aguaceiros, as árvores amarelecem e nalgumas as folhas ficam com tons avermelhados. Os castanheiros deixam no solo os ouriços que ninguém apanha porque as castanhas não são doces mas amargas, fruto do clima, e as bagas caem em muitos dos passeios sendo espezinhadas pelos transeuntes. Na Polónia o Outono é mesmo um prelúdio para o Inverno que se aproxima a par e passo e serve em parte como "conforto psicológico" para os dias curtos e gelados onde a partir das quatro e meia da tarde começa anoitecer... 

As bolotas que caiem abundantemente assim que chega Novembro

Habituámo-nos a isto quando aqui vivemos. A Primavera no seu esplendor e abundância tem o dom de apagar estes meses mais duros.

Manipulação dos media contra os ultra-conservadores e o Solidariedade?

Em Portugal e Espanha os movimentos de protesto insurgem-se contra as medidas de austeridade impostas pelo FMI - depois dos jogadores de monopólio terem chegado à bancarrota - enchendo as ruas e praças. Na Polónia os movimentos foram despoletados por vários factores sendo um deles as mudanças na idade das reformas que passa dos 60 para mulheres e 65 para homens para 67 (a começar já em 2013), pelo silenciar do canal televisivo católico TRWAM, em sinal aberto e gratuito, que de acordo com o governo teve falta de transparência na sua fundação. O protesto tem origem no partido ultra-conservador católico de Kaczyński o PiS (Lei e Justiça) e no sempre activo Solidarność ou Solidariedade que é ainda a voz de muitos polacos e defensor de valores patrióticos. 

Uma mole de gente em Varsóvia Fonte: http://rt.com/

A marcha de protesto na capital da Polónia foi, de acordo com algumas fontes, extraordinária e de acordo com outras apenas assinalável. A luta entre a Polónia liberal onde a figura de proa é o actual primeiro-ministro Donald Tusk e a Polónia conservadora e católica representada por o partido PiS e por o padre Rydzyk - fundador do canal TRWAM e da estação radiofónica Radio Maryja - não conhece tréguas especialmente depois do desastre de Smoleńsk na Rússia. Os conservadores estão convictos de um atentado, de um complot, com o objectivo de decapitar e liquidar permanentemente a oposição às políticas pró-ocidentais e liberais do partido de Tusk e dos seus apoiantes. É também uma demonstração da oposição aos partidos ultra-liberais defensores do aborto, da homossexualidade e do ateísmo simbolizado por o Movimento de Palikot (Ruch Palikota RP).

A censura simbolizada com fita adesiva na boca de um fervoroso católico polaco Fonte: http://rt.com/

Sobressai deste acontecimento o facto que os meios de comunicação social, independentemente da sua inclinação, são tudo menos imparciais.


Sem comentários: