terça-feira, 9 de outubro de 2012

Biedronka nº 2000 em Łódź – caos estilo Pingo Doce repete-se na Polónia



O Grupo Jerónimo Martins voltou a „contra-atacar” com as suas promoções de „perder a cabeça” mas desta vez na Polónia na cidade de Łódź. A cadeia de supermercados Biedronka (Joaninha) abriu a sua loja nº 2000 na rua Rokicińskiej 366 no bairro de Andrzejów.  Como seria de esperar a perspectiva de comprar artigos em promoção no dia da inauguração oficial causou um micro-caos devidamente localizado e prontamente refreado pelos seguranças. 

Momentos de aflição na inauguração e abertura das portas do Biedronka nº 2000 em Łódź. In: Express Ilustrowany fot. Paweł Łacheta


De acordo com o diário Express Ilustrowany o evento provocou um engarrafamento que no seu pico terá atingido dois quilómetros bloqueando o acesso aqueles que pretendiam seguir em direcção a Tomaszów Mazowiecki tendo inclusivamente havendo situações de estacionamento abusivo onde se bloquearam entradas/saídas de propriedades privadas. No dia anterior já havia quem tivesse acampado à porta do estabelecimento e às 4 da manhã já havia um pequeno grupo de clientes mais determinados. O corta-fitas foi um português; Alexandre Soares dos Santos, o presidente do Grupo Jerónimo Martins em Portugal que foi devidamente escoltado por duas motas da polícia polaca. 

A fila controlada dentro da medida do possível por a segurança privada do Biedronka. In: Express Ilustrowany fot. Paweł Łacheta

O grupo de seguranças permitiu a entrada dos clientes, a partir das 8 da manhã, em grupos e não por atacado sendo o primeiro constituído por 50 clientes. Mesmo assim assistiram-se a cenas de ansiedade que só mesmo a acção dos seguranças polacos – bem constituídos e intimidantes – refreou. O alvo principal das compras foram eletrodomésticos e computadores onde se podiam comprar televisores LCD Philips de 47 polegadas por 1499 złoty (370€), laptops Acer de 16 polegadas e 320GB por 799 (196€) złoty e também pendrives de 5GB por 15 złoty (3,68€).

Uma loja polaca mas com certeza portuguesa apesar da tímida presença de produtos nacionais. In: Express Ilustrowany fot. Paweł Łacheta

 Dentro da loja os clientes mais determinados que suportaram a pressão e a espera tinham à sua disposição gratuitamente café ou chá, pão e doçarias como chocolates e biscoitos.

Há apenas quatro anos o Grupo Jerónimo Martins inaugurou a sua milésima loja e neste curto espaço de tempo expandiu exponencialmente no que equivale à abertura de quase 21 lojas por mês! Num momento de crise e desmoralização como o que vivemos em Portugal são boas noticias ainda que venham da iniciativa privada e não do Estado português. Temos portanto capacidade, inteligência e organização para o sucesso. Fica isto como reflexão para pensarmos e repensarmos o que estará realmente de podre no reino... de Portugal.

1 comentário:

Ryan disse...

"...são boas noticias ainda que venham da iniciativa privada e não do Estado português."
E que muitas mais iniciativas de privados apareçam de maneira a que haja cada vez menos dependência do Estado.