sexta-feira, 20 de julho de 2012

Biskupin - A Polónia antes de se chamar Polónia

Em 996 d.C. ocorreu o baptismo do rei Mieszko I, da dinastia dos Piast. Esse acontecimento oficializou a Polónia como um reino cristão e é tido como o ano da fundação do país. A capital do novo reino não era Varsóvia mas sim Gniezno, hoje em dia uma pequena cidade onde o comércio de automóveis importados da Alemanha, Holanda, Bélgica e França floresce. Mas muito mais recuado no tempo, antes do império romano, antes da nossa Era de Cristo, em plena Idade do Ferro, as primeiras civilizações estabeleciam-se. Biskupin é uma reconstrução única desses tempos longínquos  

A entrada de Biskupin e a muralha circundante mostram que há mais de 2500 anos já haviam conflitos entre as populações onde hoje em dia se encontra a Polónia e os seus vizinhos.  Foto de: Mariusz Petelicki

 Foi descoberta nos anos trinta do século XX por dois arqueólogos polacos e depressa se tornou um foco de grande interesse por revelar o modo como as primeiras civilizações eslavas viviam. De acordo com o Wikipédia foi considerado como a Pompeia polaca e depressa atraiu a atenção dos estudiosos de História tal como de figuras de craveira da Polónia. A década de trinta trouxe consigo a invasão da Alemanha e o monumento histórico passou a estar sobre a supervisão dos Nazi. Os nacionalistas pretendiam demonstrar que a original tribo de origem na Cultura Lusaciana teria sido derrotada pelos germanos. Com o final do conflito e após uma inundação provocada após a retirada das tropas alemãs (que curiosamente preservou as estruturas), as escavações prosseguiram até 1974.

A reconstrução de Biskupin simula em parte o modo como se erigiam as fortificações em madeira e as casas e faz luz sobre o modo simples como as gentes da Idade do Ferro viviam. A inexistência de casas maiores ou melhor, a homogeneidade das construções, prova que os habitantes viviam todos em condições semelhantes. O ferro era utilizado em ferramentas para a agricultura e também em armas e a agricultura estava já bem organizada. Światowit era a divindade adorada por esses povos e só o cristianismo pôs um fim a esse culto. Światowit era representado como tendo quatro cabeças, uma espada numa mão e uma cornucópia na outra. 

Em Portugal temos alguns exemplos de civilizações da Idade do Ferro como, por exemplo, a Citânia de Briteiros no concelho de Guimarães. Volvidos cerca de 2700 anos desde a edificação de Biskupin vale a pena a visita a este verdadeiro monumento a tempos imemoriais, as "brumas da memória" dos polacos. Mais pormenores podem ser encontrados no Museu Nacional de Arqueologia em Varsóvia.


Sem comentários: