terça-feira, 8 de maio de 2012

Polónia a vulso VII

Koko Koko Euro Spoko


Tomei conta do hino oficial polaco para o Euro 2012 através da página de Facebook de um colega de trabalho polaco. Não lhe entendia os prantos de "hoje morri" e "não posso com esta vergonha" até visualizar o dito "hino" no Youtube. Bem; que dizer? É uma canção com um ritmo animado, "easy listening" - especialmente para quem sabe um pouco de polaco - mas desaponta aqueles que esperavam umas polacas de pernas compridas e caras bonitas. Em contrapartida as suas avós e mães cantam esta canção de letra patriótica evocando os símbolos da águia branca e da bandeira branca e vermelha. Símbolos que representam uma nação que sempre se ergueu mesmo tendo capitulado perante vizinhos belicosos e sem escrúpulos. Talvez sejam respeitáveis senhoras do imenso grupo da "brigada das boinas mohair" que escutam atentamente a Radio Maryja e o canal TRWAM da eminencia parda, o padre Mateusz Ryzyk, ou talvez não. Ninguém sabe ao certo. A verdade é que o Koko Koko Euro Spoko foi escolhida via SMS por os polacos e tal como a Toyota anunciava nos anos setenta, "veio para ficar"...

Figo estás a ficar velho?


O futebol começa a ver-se por todo o lado e numa madrugada de um dia de semana dou de caras com o nosso compatriota Luís Figo a beber copos de cerveja Tyskie com Boniek e Van Basten. O Photoshop caiu violentamente no rosto do nosso grande futebolista. Rugas profundas para realçar o aspecto de old chap. De qualquer modo é sempre refrescante ver um dos nossos nas ruas de uma cidade polaca.O Geraldo Geraldes do blogue Divina Polónia já tinha referido isto há dois meses e aproveito para "picar" o vídeo do Youtube. 




O Tatra 602. 

Outrora símbolo de ostentação dos "aparactchi" checoslovacos, hoje em dia em exibição num centro comercial símbolo do consumismo.


Esta estranha máquina de perfil oblongo e janelas traseiras ovais foi em tempos o meio de transporte daqueles que eram conhecidos na Rússia como "aparatchi", ou seja os privilegiados do sistema socialista-comunista - neste caso da então Checoslováquia - foi desenhado e lançado em plena Guerra Fria, uns meses antes do Sputnik circundar o planeta e passar com desplante a emitir o seu Pip sobre os céus dos EUA. 

O modelo 603 não chegou à América e este modelo que estava em exibição no centro comercial Manufaktura foi o ultimo "restyling" do dito, em 1968, quando os americanos estavam a passos de alunarem. Há uma lenda que diz que o líder da URSS, Nikita Khrushev, estava determinado a serem os russos os primeiros a alunar e como tal a pintarem a lua de vermelho. Os americanos responderam que pintariam as letras da Coca-Cola por cima... 

O Tatra manteve-se em produção até 1974 quando as suas linhas já faziam lembrar uma barata ou um qualquer insecto em comparação com os automóveis que se fabricavam do outro lado da Cortina de Ferro, na América e no Japão. Digam lá se não é perfeito para imaginar os policias e os estranhos contornos de O Processo de Franz Kafka?





1 comentário:

touemportugal.blogspot.com disse...

"Em contrapartida as suas avós e mães cantam esta canção de letra patriótica evocando os símbolos da águia branca e da bandeira branca e vermelha."

Ri-me tanto dessa:). Letra patriotica? :D "Koko koko, Euro, spoko" e mais ou menos como dizer "Cocorococo, Euro, ta bem/fixe". Seria muito patriotico se o simbolo nacional fosse uma galinha. :D

De qualquer forma eu acho que e um optimo hino. Pelo menos tem alguma piada por nao fazer muito sentido:).