terça-feira, 15 de maio de 2012

Os filhos da puta

Desculpas a quem se ofende com o titulo deste triste artigo no blogue Um Português na Polónia mas há coisas que só o vernáculo expressa como deve ser. Um bando de energumenos invadiu na noite de Sábado para Domingo o Jardim Zoológico de Łódź e destruíram tudo o que encontraram pela frente. O local da destruição localizou-se sobretudo no parque das girafas e foi desde placas de informação e de ensino a mobiliário urbano e material para alimentar os bichos. Destruição gratuita!

Girafa Hane e Suri há pouco tempo atrás. Faziam as delicias das crianças de Łódź e pareciam querer posar para a fotografia. Triste, absolutamente triste o que fizeram a estes simpáticos bichos.


Tinha um especial afecto pela pequena girafa Hane que nasceu em cativeiro, em 2006 e era o orgulho do modesto jardim zoológico. Um espaço que tem carências e mantém-se a custo da carolice de alguns e patrocínios de empresas da voivodia (distrito) de Łódź. Os filhos da puta gritaram tanto e fizeram tanto barulho que alguns animais não resistiram e morreram com o stress. Foi o caso das girafas que são muito sensíveis, especialmente a pequena girafa com 6 anos que tinha um estômago delicado e requeria cuidados especiais. Foi encontrada morta de manhã. A progenitora estava também em grande stress e morreu dois dias depois com um ataque cardíaco, apesar dos esforços dos tratadores em a acalmarem e alimentar.

A policia investiga, interroga, procura testemunhas. A imprensa da cidade divulga e procura informações sobre quem terá sido. O mal está feito e a lei será com certeza branda para este vândalos. Foi pena que não tenham caído na toca dos ursos ou onde estão os leões. Esse sim seria um fim brilhante para os ditos hooligans que muito provavelmente já estariam em vinhas de alho, bem regados de álcool. Andam à solta, na cidade de Łódź, provavelmente a rirem-se do feito. O que se passa no centro desta cidade? Vandalismo, lixo nas bermas dos passeios, bêbados, os bandos hoodies com os seus capuchos e os fatos de treino com as sapatilhas Nike sempre prontos a andarem à porrada. Não sei até quando vou tolerar isto, que centro da cidade é este? Que gente essa? Que exemplos temos para as nossas crianças?

Jaulas para essa gente e que deixem os animais em paz.

3 comentários:

Anónimo disse...

É muito triste a condição humana. Pergunto-me se na maioria das vezes não são na verdade os animais que estão do lado de fora das jaulas, isto considerando que são eles os racionais e os "outros" os irracionais.

Klaudiusz disse...

Que triste e revoltante post/notícia. Realmente há uma cambada de energúmenos neste país, um determinado tipo de cidadãos que não merece o ar que respira.

ballon blanc disse...

!!!!! Que triste! Que horror...