sábado, 10 de dezembro de 2011

O cultivo de Canábis em terras polacas...

Desengane-se quem pensa que do solo polaco só se colhe maioritariamente batata, centeio, milho, beterraba, nabos e couves. Na realidade nestas terras também cresce vinha  - lá para os lados dos Sudetas - e imagine-se Canábis! A questão da vinha e do eventual vinho polaco que dela provém é facilmente explicável pela carolice de meia-dúzia de vitivinicultores, clima especifico e humidade na zona Oeste onde o rio Oder e o Bóbr correm delimitando a fronteira com a vizinha Alemanha agora a Canábis é uma história que envolve máfia e acima de tudo muito engenho. 

Há um provérbio polaco, conhecido de quem anda nestas lides da Polónia, que diz Polak potrafi e que se pode traduzir como "Um polaco consegue tudo". Em português diz-se "desenrascanço" e tem tudo a ver com a arte de apertar o parafuso da asa de um avião com um saca-rolhas (isto parece ter acontecido nas OGMA para espanto de um técnico alemão) ou atar dois vagões de comboio com arames o que pode levar a desfigurar a cara de um agente da Polícia de Segurança Pública.... Neste sentido os gangsters polacos contornaram os rigores do Outono e do Inverno polaco e obviamente a lei polaca conseguindo plantar a polémica erva para dar de fumar aos magotes de consumidores de charros, brocas, canhões, ganzas ou daquilo que lhe quiserem chamar...




Recentemente a polícia de investigação criminal de Poznań encerrou a maior plantação de Canábis na Polónia. O que parecia ser uma simples lavandaria industrial, destinada a lavagens a seco, era na realidade um complexo centro de cultivo e transformação da erva onde o acesso era feito através de um alçapão hidráulico - estilo vilão dos filmes de James Bond - devidamente escondido com roupas. O dito alçapão abria-se para um piso subterrâneo com mais de mil metros quadrados, constituído por diversas galerias onde a planta crescia em vasos e em diversas fases de crescimento; desde semente até exemplares com mais de um metro e meio de altura. A qualidade da planta, de acordo com fontes policiais, era muito boa e o aquecimento da plantação recorria a enormes lâmpadas sendo o arrefecimento feito com dezenas de ventoinhas de pé e humidificadores. Numa outra galeria foram encontrados tanques com químicos de vários tipos.


Depois desta descoberta foi desmantelada outra plantação, aqui perto de Łódź, na cidade de Pabianice e junta à estrada nacional. O denunciante? A conta da luz. Um local ermo e sem actividade assinalável apresenta uma conta de electricidade de 200.000 Złoty (cerca de 44.000€). Acaba por ser caricato tendo em conta que ali ao lado se encontra o edifício da Philips Lighting Polska e ninguém deu conta de nada. O esquema dos meliantes estava organizado de modo semelhante aos de Poznań mas a área de plantação era bastante menor.

Os internautas polacos, nos seus comentários à notícia, não parecem estar muito afectados com a descoberta nem solidários com o orgulho da polícia criminal polaca. Regra geral, lamentam a destruição do plantio e assinalam que enquanto destroem as plantações de brocas andam à solta pedófilos, políticos corruptos e banqueiros sem escrúpulos. Como dizia o saudoso jornalista Fernando Pessa; E esta hein?



.



2 comentários:

Pedro Lopes disse...

A história é em tudo semelhante ao argumento que acontece nesta série de tv http://www.imdb.com/title/tt0903747/
Ora a questão será, haverá alguma ligação!
Abraço e parabéns pelos post ,sempre interessantes!

Pedro Lopes disse...

Parabéns pelos post´s, sempre interessantes e bem escritos!
Acerta de este post fez-me lembrar esta série de tv http://www.imdb.com/title/tt0903747/ onde o enredo da história também circula a volta de fabrico de drogas num piso escondido de uma lavandaria! bastante semelhante com a noticia indicada!
Será que ouve alguma inspiração de parte a parte!

Abraço e continuação de bons post´s!