terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curiosidade: O álcool já se pode pagar em todas as caixas

Para quem não conhece a Polónia este título pode parecer estranho portanto passo a explicar. Até há bem pouco tempo não era possível comprar álcool num supermercado ou grande superfície na Polónia sem ter de se passar por uma caixa especial, própria para vender álcool. Todos os outros produtos eram possíveis de serem pagos em qualquer caixa, excepto álcool. 


Uma secção de supermercado com álcool, um daqueles sítios onde amiúde os vinhos portugueses aparecem como vinhos da Hiszpania...

Esse pormenor (e o outro de ter de pegar num cestinho de compras) sempre me desagradou. Entramos numa área onde escolhemos uma bebida alcoólica e temos de fazer dois pagamentos. Um pelo álcool - o que na véspera de Natal implica uma fila considerável - e outro pelo resto das compras. O culpado disto foi uma lei chamada de Lei de Sobriedade e Alcoolismo. Os tempos mudam e as leis dos "tempos da outra senhora" vão desaparecendo na Polónia de livre mercado. Os bêbados, esses, é que não.


Curiosamente e ao contrário do que me muitos portugueses apregoam - que a Polónia e os países "de Leste" são dos maiores bêbados da Europa a verdade é que Portugal está na linha da frente. Os bêbados polacos porventura andam mais na rua, são mais visíveis, enquanto noutros países fazem-no dentro de quatro paredes.

Portanto já sabem, agora podem relegar para a memória as kasa alkoholowy*.

Na zdrowie!**




* Caixas para álcool
** À saúde!



3 comentários:

Ryan disse...

Estamos na linha da frente sempre por motivos de pouco gabarito. Agora para coisas a serio sempre na cauda da Europa.

Anónimo disse...

http://www.spiegel.de/international

/europe/0,1518,791623,00.html


olha

Ricardo disse...

@ Ryan - *Speechless...

@ Anónimo das 15:44 - Um bom tema para um artigo futuro deste blogue.

Um grande LOL também para os receosos alemães...