segunda-feira, 18 de julho de 2011

David Santiago Rybczyński - luso-polaco desaparecido

Nos media polacos e nas redes sociais - nomeadamente no Facebook - lemos sobre o desaparecimento de um pequeno luso-polaco de quatro anos, filho de pai polaco e de mãe portuguesa. As notícias dão conta de um rapto, feito por dois homens e mãe, que ocorreu em frente do portão da residência onde o pequeno David vivia, há dois anos, com o seu pai - detentor da custódia. 


A história é contada na primeira pessoa (por o pai) que desde o dia 6 de Julho não sabe do paradeiro do seu filho. A cadeia televisiva polaca TVP entrevistou o progenitor, filmou a casa, o quarto e o infantário do petiz.

A vivenda de Jacek tem todas as condições; um bonito jardim e um quarto com brinquedos que até há pouco tempo era parte do pequeno mundo de David. A versão da mãe não se sabe; de acordo com Jacek Rybczyński os contactos de Cláudia Fernandes Santiago (o nome foi divulgado nos media polacos) em Portugal não estão disponíveis, ninguém atende telefones e telemóveis. Ninguém sabe de David, nem na Polónia nem em Portugal.

Jacek diz aos repórteres que vivia há dois anos com o seu filho e que a mãe não mostrava interesse na criança, desse modo e depois da separação do casal a custódia do menor foi atribuída ao pai. Um tribunal de Varsóvia decidiu desse modo depois de uma avaliação psicológica feita à progenitora. De acordo com os documentos divulgados pela TVP, um Dr. Bohdan Bielski, psicólogo do tribunal de família, entendeu que a mãe não teria condições psicológicas para ter a custódia de David. 

Depois do rapto a polícia polaca tentou, em vão, controlar as fronteiras terrestres e aéreas mas a investigação continua não se sabendo se a Policia Judiciaria portuguesa está no terreno. De acordo com Jacek a Interpol está envolvida nas investigações.


No Facebook encontramos o apelo do pai e no Youtube alguns vídeos da criança antes do rapto.

Dizia Groucho Marx que o casamento é a principal causa do divórcio mas devemos sempre ter em conta que amiúde entre as desavindas dos progenitores está um coração de criança e uma vida que deverá ser de alegria. Esperemos sobretudo que o pequeno David reapareça e que a nossa compatriota venha a público mostrar a sua versão dos acontecimentos.

Por favor divulguem. 


2 comentários:

Jacek disse...

Bom dia,
este filme foi feito me Outono de 2009. O David tinha dois anos e meio. Agora jé é maior.

Agradeço que ajudem para que o David entre em contacto comigo. Há tres semanas não temos falado. A mãe dele, Claudia Santiago, e a familia dela, não atendem os telefones. O David vivendo há dois anos e meio só comigo, vendo a mãe nas visitas que ela teimia a não utilizar, seguramente sente-se pouco seguro nesta nova situação para a qual foi retirado brutalmente, por entre gritos, choros e pedidos de socorro, na quarta feira dia 6 de Julho a tarde.

Obrigado

Jacek o pai do David
(504161709)

Anónimo disse...

Está muito interessante o teu blog. Encontrei-o por acaso semana passada quando estava a buscar informações sobre cultura polonesa, já que me dediquei ao estudo da língua polaca.
Agora seguramente não deixarei de passar por aqui algumas vezes ao mês. Teu trabalho é mais informativo e útil que um jornal, pois traz informações práticas e com um aspecto pessoal.