sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sabores de Portugal na Polónia

Podemos ser um país mais pequeno e menos conhecido do que Espanha e as suas tapas, gaspacho e paelha mas temos uma riqueza gastronómica e vitivinícola que não nos deixa atrás de nenhum dos nossos vizinhos do Sul. Na Europa Central e de Leste, em virtude da bipolarização do continente no pós-guerra, só a partir das duas últimas décadas houve abertura suficiente para que os dois mundos se encontrassem e colidissem. Naquilo que em tempos foi um cinzento muro, arame farpado e países (igualmente cinzentos) sob o punho de ferro do grande irmão soviético, existe uma Europa para descobrir e encontram-se cada vez mais emigrantes de origens remotas como, por exemplo, portugueses.

Manuel e José dão as boas-vindas em polaco no site do restaurante português em Varsóvia, o Portucale.

 Em Varsóvia, no coração da capital polaca, há um conhecido restaurante português, chama-se Restauracja Portucale e o seu proprietário é 100% português, tal como o chefe de cozinha. Os seus nomes são também dos mais típicos que temos em Portugal. Manuel o dono e José o chefe. Na página online do seu espaço podemos ler em polaco o menu que inclui de facto pratos típicos portugueses e uma variedade de vinhos de todo o tipo e de todas as províncias portuguesas - Manuel é também o proprietário da empresa importadora de vinhos Atlantika.

No restaurante destes dois patrícios podemos pedir, entre outros; carne de porco à alentejana, bitoque, costeletas, cataplana, pratos de bacalhau, dourada, robalo e especialidades como polvo à lagareiro, arroz de camarão ou espetadas da Madeira. Nas sopas temos o caldo verde, sopa de rabo de boi e de marisco enquanto que nas sobremesas os pastéis de nata, o bolo de bolacha, leite creme entre outros.

Depois temos as imitações como um alegado restaurante português na cidade de Katowice chamado Felicidad. Começa mal, o substantivo português deixa cair o e, passa a felicidad, como em espanhol. Não é por causa do acordo ortográfico é mesmo assim...

O site do restaurante promete (sic) O cheiro a oceano, o sol abrasador, os sabores de Lisboa enquanto se degusta um cálice de Porto contudo, o menu, de gastronomia portuguesa não tem rigorosamente nada! Podemos pedir uma sopa de cogumelos, żurek, pierogi, gołąbki saladas de couve com cebola, cournichons... O crème de la crème talvez seja o Golonko a’la Porto! Um típico prato polaco feito com joelho de porco. A decoração é típica de muitos restaurantes polacos; cores escuras, uma luz ténue que eventualmente pretende criar uma atmosfera mais requintada e przytulne - que é uma palavra polaca para aconchegador - mas que ao fim de uma hora ou mais se transforma numa inevitável sonolência especialmente para quem provar o tal golonka bem rico em gordura e calorias. Talvez a ideia seja mesmo essa, comer e andar. Ficar em amena cavaqueira à mesa é característica de um certo povo atlântico...

A cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins, a Biedronka (Joaninha) só muito recentemente tem fornecido algumas iguarias do nosso país, de vez em quando lá aparecem pastéis de nata (congelados), bacalhau demolhado, pastéis de bacalhau, uns chocolates e como não podia deixar de ser os vinhos portugueses. Nesse campo não estamos mal fornecidos apesar de alguns vinhos claramente pensados no mercado polaco, um pouco ao sabor meio-adocicado dos únicos que haviam nos tempos do comunismo - como os vinhos Sofia da Bulgária. Beba-os quem gosta ou quem não tem muita imaginação.

Mas porventura as melhores iguarias comem-se em apartamentos e casas onde estão lusos com talento ou entusiasmo para preparem pratos nacionais, o mais difícil mesmo é encontrar alguns dos ingredientes.

1 comentário:

Ryan disse...

Sim ficamos melhor servidos em casa. Ja estive num restaurante em Krakow e em Warszawa. Este ultimo mais interessante apesar de precos altos. Mas comer fora do pais paga-se sobretudo o saudoso bacalhau. Acho que nao me vou aventurar a comer em restaurantes com especialidades de Portugal aqui na Polonia porque deixam muito a desejar. Eu sei fora do pais e dificil fazer melhor. E poderiamos continuar o debate. Mas ja comi iguarias Portuguesas com melhor sabor no estrangeiro.