sábado, 5 de fevereiro de 2011

Łódź, sem rei nem roque

A cidade de Łódź parece que não ter rei nem roque. Depois de uma "cena macaca" que levaria ao afastamento do presidente da câmara Jerzy Kropownicki e à eleição de um presidente provisório - um jovem polaco de nome Tomasz Sadzyński que caiu de para-quedas na cena politica - aparece uma senhora de nome Hanna Zdanowska que, pelos vistos, não merece sequer página no Wikipédia. 


Das grandes urbes polacas Łódz é porventura a mais feia, mais cinzenta, menos interessante e mais pobre de todas, com um trânsito caótico em determinadas artérias e onde há dezenas de cruzamentos com eléctricos  (os tramwaj) sem sinalização, onde impera a lei do mais forte. Varsóvia é a capital e isso diz (quase) tudo, Cracóvia uma cidade turística e antiga plena de detalhes, Poznań uma cidade que fervilha de vida e perto da fronteira com a Alemanha, Gdańsk é também uma cidade de turismo ali ao lado dos vizinhos alemães, Wrocław tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos e Toruń também tem feito o possível e o impossível por se destacar.

E Łódź? Łódź é um feixe de vergonhas acumuladas. Uma cidade com mais de 700.000 habitantes onde só a iniciativa privada tem salvo o marasmo em que esta se encontra. Poderia ser uma cidade lindíssima - sem exageros - se os prédios no estilo Secesja (Estilo Secessão de finais do século XIX) estivessem restaurados, as ruas bem pavimentadas, as fachadas dos prédios históricos bem iluminadas, os jardins renovados e o centro feito para cativar os visitantes e os "Lodziences". Mas não. Percorrer as ruas de Łódź é uma imersão numa espécie de limbo entre a PRL (República Popular da Polónia -ou Polónia comunista) e a Polónia pré-UE. Aqui nada de realmente relevante se passou. A iniciativa privada abriu uns centros comerciais e umas grandes superfícies como o CC Manufaktura e Port Łódź ou a Galeria Łódzka mas a Plac Wolności (Praça da Liberdade) por exemplo está  praticamente como estava há 20 anos com aquela rotunda velha e de aspecto pesado onde assenta a estátua do herói polaco Tadeusz Kościuszko, aquela igreja sempre em obras, os canteiros feios, os ruidosos eléctricos a tremelicarem nos carris torcidos pelo tempo e pelo desgaste e a rua principal, a Piotrkowska, com o piso degradado depois de um investimento brutal onde até contrataram uma equipe de calceteiros franceses!

Fonte: Express Ilustrowany Łódź
A isto alia-se o inenarrável estado das vias públicas. Nunca na minha vida vi tal vergonha, especialmente de há um ano ou dois a esta parte. Os buracos nas estradas são uma praga e as reparações uma  verdadeira anedota.
O piquete de reparação são quatro ou cinco polacos de fato-de-macaco onde um trabalha e os outros fumam o providencial papieros (cigarro) alternando aqui e ali quem segura a pistola com o fumarento asfalto que cagam no buraco. Aqui aprenderam a fazer cocó de asfalto nos buracos e passar a outro rapidamente. Não há limpeza do mesmo, colocação da brita e asfalto e passagem com cilindro ou compressor. Cagam pedaços de asfalto que vão ser rapidamente desfeitos pelo trânsito, pelos carros, autocarros, camiões e furgões. E ainda têm a "esperteza" de colocarem a bosta uns 2 cm acima do nível da estrada para que dure mais...

As estradas já não são estradas, são remendos com vislumbres de asfalto liso onde outrora foi uma estrada. Certo que o Inverno, o gelo e a neve são elementos demolidores para o piso mas para que servem a merda dos impostos nos combustíveis? Sempre que meto gasolina e vejo a brutalidade de ter o litro da gasolina sem chumbo 95 a quase 5 złoty o litro penso na merda dos buracos que vou passar logo a seguir. Só dá vontade mandar estes políticos bardamerda!

De casa ao trabalho e vice-versa percorro pouco mais de 10 quilómetros em cidade, dos quais pelo menos metade têm buracos algures, há ruas onde a par do som do motor oiço o constante "PUM " e "BONC" dos amortecedores e dos braços de suspensão - os quais mandei mudar por questão de prevenção. Com esta palhaçada a direcção já vai levando o carro ligeiramente para a esquerda. Há uns dias atrás um colega de trabalho caiu num buraco e lá se foi um pneu e uma jante em liga leve. O mesmo aconteceu comigo há uns anos atrás quando rebentei dois pneus (dois!) e uma jante em buracos. A cidade pagou o estrago e ficamos a saber que em Łódź fica mais barato pagar os estragos aos condutores do que arranjar as estradas! E andam a querer atrair investimento estrangeiro oferecendo este espectáculo?

Um empresário da cidade, Sławomir Perz, desesperado com a inércia, mandou editar um anúncio no jornal Express Ilustrowany onde apela à senhora presidente para fazer algo pelas estradas. A situação é de tal modo grave que os próprios polacos, habituados a estas coisas, perderam a paciência. O que se passa em Łódź? Quem anda a sugar o erário publico? Fonte: Express Ilustrowany Łódź

Łódź perdeu (se é que alguma vez concorreu) a oportunidade de brilhar no Euro 2012 e perdeu o Camerimage (Festival de Cinema). Dizem que Varsóvia (ou os políticos de Varsóvia) não deixam Łódź desenvolver-se, que esta cidade é uma ameaça velada para a capital pelo facto de estar relativamente perto da mesma. Canalizar dinheiro para Łódź é retirar protagonismo à capital do país. Mas será isto a verdade? Como se explica a autêntica "miséria franciscana" que foi não haver sequer dinheiro para se celebrar a passagem de ano 2010-2011 na Plac Wolności? Teve de ser a iniciativa privada a ceder o espaço no CC Manufaktura para que a cidade fizesse a festa? Feixes de vergonha!

Um dia destes a paciência esgota-se... 









5 comentários:

Linda disse...

Ui estás mesmo bravo!...Olha até gosto da cidade se bem que tens toda a razão no que dizes,até porque está tudo à vista.Deve-se desesperar.Apesar de tudo tenho uma enorme vontade de voltar a Lodz mas isso é outra história...

Geraldo Geraldes disse...

A Manchester polaca será por muitas décadas uma cidade dura. Mas que podia ser muito mais bem tratada, lá isso podia.
Mas acredito que a proximidade a Varsóvia tenha mais pontos positivos do que negativos.
Em todo o caso, daí só tenho as melhores impressões relativamente às pessoas. Muito agradáveis mesmo, do mais simpático que vi pela Polónia.

Ryan disse...

Ja passei por łodz mas nao tive tempo de parar. Pelo que me vao dizendo tudo condiz com o que descreves. O problemas das estradas e Nacional e nao apenas relativo a Łodz ou o resto da Polonia e so tapar buracos. Porque nao pegam na porra do dinheiro que dao a Igreja Catolica e arranjam as estradas. Os Padres, com todo o respeito que tenho por eles, ja tem a barriga cheia. As Igrejas não podem estar em constantes melhoramentos... as estradas e outras infraestruturas que se lixem. Querem ver o Papa oh pa que se lixe quem tiver dinheiro que va ou então vejam na TV. Mas irrita-me que neste pais ha dinheiro para a Igreja que a iniciativa privada pode muito bem tratar em vez do contrario. Eu ando farto de andar a pedir para me afinarem a direccao alem de outros detalhes no meu carro.

Anónimo disse...

Gosto da nova página tem mais «luz»
Beijo da Mamãe!...

PM Misha disse...

segundo apurei, varsóvia até contribui para as outras voivódias. por produzir mais riqueza a capital tem obrigatoriamente de dividir com outras cidades menos "ricas". não me parece que tirem de lodz para dar a varsóvia, parece-me sim um caso de incompetência política e se varsóvia for culpada só se for através do governo.