quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O gigantesco Jesus de Świebodzin


Já não necessitamos de atravessar o Atlântico para ver o Cristo Redentor no morro do Corcovado. O Cristo do Rio de Janeiro tem agora um rival na velha Europa; trata-se do Cristo-Rei de Świebodzin! Esta vila polaca, com pouco mais de 21.000 habitantes, situada a relativamente poucos quilómetros da fronteira com a Alemanha, pretende criar um novo centro de peregrinação na Polónia ao mesmo tempo que retiram proveito com o turismo que, com certeza, vai aumentar exponencialmente. 

Ao contrário do Cristo-Rei brasileiro - no alto de um morro com um panorama fantástico para o Rio de Janeiro e para a baía do Guanabara - o Cristo polaco está  algures no meio da província com vista bucólica para as imensas pradarias da Polónia. Alegadamente tem mais um metro de mão a mão em relação ao Cristo brasileiro e será ligeiramente mais alto - devido a sua coroa em casquinha de ouro (33 metros  de altura - uma infeliz coincidência com o numero maçónico 33 (o último grau do Rito de Iorque). A construção é também diferente, mais simples, com uma armação em rede e revestida a betão. Também não terá as vistas do Cristo-Rei português mas será, em minha opinião, mais visitado. É que temos de nos relembrar que estamos na Polónia onde o catolicismo e a Igreja de Roma têm uma influencia e poder imensos.

O homem por trás deste megalómano projecto trata-se de Sylwester Zawadzki, um quase octogenário padre polaco. A obra terá custado mais de 4 milhões de Złoty (cerca de 1 milhão de Euros) os quais foram obtidos com doações dos fieis da paróquia de Świebodzin. Como não podia deixar de ser a polémica estalou e as acusações de megalomania, de ser contrário aos ensinamentos e à humildade de Jesus de Nazaré e inclusivamente acusações de abuso pelo mau pagamento aos trabalhadores da obra - alegadamente o padre pedia trabalho como prova de fé em Cristo. 

O evento no culminar da montagem do Cristo-Rei foi visto por alguns como um sinal de descontentamento de Deus. Quando a cabeça foi içada pela grua sopraram ventos fortes e um dos trabalhadores ficou com o pé esmagado sendo transportado de urgência em helicóptero. Em consequência o padre Sylwester sofreria um enfarte mas sobreviveu e provavelmente estará na inauguração oficial, a 21 de Novembro. Sic transit gloria mundi.

1 comentário:

d. disse...

Será que ao ouvirem da palavra ouro, a coroa ficará no mesmo sitio durante muito tempo?! Sempre sao alguns metros, mas num país onde se pode :-)
Por vezes à coincidencias que afinal nao o sao... ?:-|