quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Holly Łódź


 
Muitos desconhecem que a cidade de Łódź tem uma das mais conhecidas escolas superiores de cinema da Europa. Na realidade poderia ser um grande centro cinematográfico da Europa Central - e porque não da União Europeia - se houvesse uma outra atitude e empenho dos políticos polacos em promoverem esta escola com o longo nome de Państwowa Wyższa Szkoła Filmowa, Telewizyjna i Teatralna im. Leona Schillera w Łodzi ou Escola Superior Nacional do filme, televisão e teatro de Łódź. Recordo-me vagamente de uma entrevista com o actor português Joaquim de Almeida na qual ele dizia que um dos seus sonhos de jovem era ir para Łódź e estudar na Escola Superior de Cinema e Televisão. 

 Varsóvia, a cosmopolita capital da Polónia, fica a pouco mais de 130 Km de distancia de Łódź. São dois grandes centros urbanos deste país imenso com a diferença, crucial, que um foi totalmente arrasado durante a II Guerra Mundial e o outro sofreu muito menos danos, apesar dos Nazi terem invadido a cidade das quatro culturas, rebaptizarem-na de Litzmannstad e massacrarem a sua extensa comunidade judaica bem como as suas sinagogas e símbolos religiosos, não resta nada a não ser uma sinagoga escondida entre vielas sujas e tristes.  O velho braço de ferro entre Łódź e Varsóvia tem, quase sempre, um vencedor e esse é a capital. Abre-se contudo uma excepção à Escola de Cinema que alegadamente deveria ter sido local provisório enquanto os polacos faziam renascer das cinzas a Fénix que é, hoje em dia, Varsóvia. 

 Durante mais de uma década a capital foi palco de uma reconstrução total que teve inclusivamente a ajuda de antigas e detalhadas pinturas do veneziano Canelleto para se ser fiel à traça original - a qual foi desfigurada totalmente pelas bombas e obuses que caíram incessantemente e impiedosamente durante um conflito absurdo e horrível.

A Escola Superior de cinema tem alguns dos seus alunos premiados com o Oscar de Hollywood; Roman Polański, Andrzej Wajda and Zbigniew Rybczyński. Um evento cultural relacionado com o cinema, o Festival Camerimage - uma espécie de Festival de Cannes em versão polaca - teve lugar nesta cidade de 2000 até ao corrente ano onde, por vários motivos (incluindo incompetência politica), perdeu para a cidade de Bydgoszcz. 

O galardão do Festival Internacional do Filme e da Arte Cinematográfica (Camerimage), atribuído a individualidades e figuras de craveira ligadas ao cinema, denomina-se de Sapo de Ouro, Prata e Bronze para a melhor cinematografia, a Rã de Ouro, Prata e Bronze para o melhor trabalho de estudante e o Prémio Carreira Camerimage que, em 2004, foi atribuído ao cineasta português Manoel de Oliveira.  

A cidade de Łódź parece ser uma das preferidas do realizador americano David Lynch que planeava um super-estúdio para o futuro novo centro da cidade, na antiga central eléctrica EC1, perto da cinzenta estação ferroviária de Łódź Fabryczna. Um projecto envolto em polémica que pode acabar numa handful of nothing* se os políticos da cidade não tiverem uma atitude pró-activa e persistir um aparente não haver nem rei nem roque depois do referendo que destituiu o presidente Jerzy Kropiwnicki em favor do jovem Tomasz Sadzyński. Enquanto o mega-projecto EC1 ou o novo centro cultural da cidade não estiver concluído temos, como desde há muitos anos a esta parte, o wannabe Walk of Fame na rua Piotrkowska. É  melhor do que nada!



* Uma mão cheia de nada - expressão idiomática em língua inglesa




Sem comentários: