quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Szczęśliwego Nowego Roku Dwa Tysiące Dziesiątego!

Le-se: Ch-tchen-ch-livego Novegu Roku (Feliz Ano Novo) e também há o Tudo de bom (Wszystkiego dobrego v-shest-quiego dóbregu) são palavras que ouvimos amiúde nesta véspera de Ano Novo.




Em Portugal era tudo mais informal, do tipo dar o passou-bem ou os dois beijinhos da praxe e desejar Bom Ano ou quando muito um "vê lá não te esqueças de comer as passas" ou "bebe champanhe mas do bom!". Aqui na Polónia os desejos de Bom Ano revestem-se por vezes de alguma cerimónia com um agarrar de mãos ou um muito solene discurso com desejos de um bom ano novo, cheio de sucesso, passado em família, com muita saúde, dinheiro, amor etc...


 Hoje tive de fazer as compras no hipermercado e não me livrei de ter de desejar o Sczęśliwego Nowego Roku a conhecidos e lojistas, dizer-lo é difícil ainda para mais com uma inoportuna infecção na garganta que me permite cantar o Born in the USA do Bruce Springsteen ou a canção de Joe Cocker You Can Leave Your Hat On com uma voz rouca - desafinada mas rouca. 

Este dia também se reveste de algo que me deixa sempre apreensivo. A quantidade absurda de fogo-de-artificio à venda no comércio a retalho - alguns deles parecem verdadeiros morteiros - e os adolescentes, já a partir de 29 e 30 de Dezembro, a detonarem algumas cargas, apesar da proibição de manuseamento e venda a menores.

Este ano a grande festa de Reveillon na TVN (um dos principais canais polacos) vai ser em Łódź, na Plac Wolności para ser mais especifico.  Anteontem conduzia em frente do Hotel Handel e do complexo comercial Manufaktura quando me deparo com algo que durante uns milésimos de segundo me deu uma imensa alegria; um OVNI!
Num piscar de olhos cai de novo na real e constato que se trata do gigantesco palco montado pelo canal para o evento, um autêntico disco voador plantado no coração da cidade de Łódż e a cortar com o aborrecido cinzento dos edifícios contíguos e da cidade.

Teoricamente estamos ainda no início do século, só em 2011 começa a nova década mas como ninguém se importa com isso e afinal vai ser o começo dos Anos 10 mais vale cumprir com a tradição e abrir a garrafa à meia-noite mesmo que esteja gelada, a garganta vai-se queixar mas como se diz em inglês: no pain, no gain!

Um excelente ano de 2010 para todos!