segunda-feira, 19 de outubro de 2009

25 anos da morte de Jerzey Popiełuszko

Há precisamente um quarto de século um conhecido e acarinhado padre polaco de nome Jerzy Popiełuszko desaparecia misteriosamente. Popiełuszko era persona non grata para o regime comunista, já havia recebido sinais do descontentamento das altas esferas polacas e sobrevivera um acidente de automóvel que havia sido planeado para o liquidarem mas mesmo assim não teve medo, meteu sempre o pé na porta para que esta não se fechasse. Foi encontrado sem vida, num reservatório de água do Vístula, passados 11 dias do seu desaparecimento.


A edição de 19 de Outubro do jornal Gazeta Wyborcza relembra Jerzey Popiełuszko e o seu processo de beatificação. Ao lado da fotografia do padre uma promoção do McDonald's, com um cupão para os leitores do Gazeta poderem beber gratuitamente um café 100% arabica, sinais dos tempos...


O cadáver de Popiełuszko seria encontrado por uma equipa de mergulhadores, as buscas demoraram mais de 48 horas, o seu corpo de 37 anos apresentava marcas de espancamento, estava dilacerado e manietado, mais tarde veio-se a saber que fora torturado.

A noticia seria recebida com choque em toda a Polónia e no estrangeiro, na sua paróquia foi recebida com silencio seguido de choro e pranto dos seus fieis. O "padre do Solidariedade" tinha pago com a sua própria vida a ousadia de desafiar o sistema. Nas suas homilias e intervenções o padre teve um importante papel politico e unificador, recordemos que no inicio dos anos oitenta a Polónia esteve três anos sob Lei Marcial e os únicos ajuntamentos autorizados faziam-se nas igrejas e nas paróquias. Popiełuszko havia atingindo notoriedade graças aos seus discursos frontais, anti-comunistas e as suas criticas abertas e ousadas ao comunismo, por se opor a todas as formas de laicismo ou a separação dos poderes do Estado e da Igreja como, por exemplo, a proibição de crucifixos nas escolas.

Por vezes há quem não entenda o fervor religioso da maior parte dos polacos, um povo profundamente devoto e católico, mas o comunismo foi a alavanca do catolicismo mais do que um meio de o conter.

Nesse inicio de Outono o líder do partido comunista, o General Jaruzelski, avisava os polacos que quaisquer desordens públicas seriam reprimidas, o funeral de Popiełuszko deveria decorrer sem violência e sem manifestações contra o regime vigente mas os sinais de que o pulso estava fraco eram cada vez mais evidentes. Desde a nomeação de Karol Wojtyła, para Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, que o partido comunista polaco e a URSS estavam fragilizados e foi uma questão de tempo para tudo se esfumar quase naturalmente, em 1989, cinco (longos) anos depois da morte de Popiełuszko. Segue-se agora o desejo dos católicos polacos que Popiełuszko se torne santo.

Os seus algozes, três agentes dos serviços secretos do Ministério da Administração Interna, foram presos e encontram-se hoje em dia em liberdade. As cúpulas não foram nunca tocadas.





Prawda jest nieśmiertelna  

A verdade é imortal

Jerzey Popiełuszko 1947-1984






1 comentário:

Kinha disse...

OLá Ricardo?
Tudo bem??
O teu blog é super interessante, mas nãoé dificil visto que vives na Polónia há tanto tempo. Tens o perfil certo para aquilo que procurava..gostava de fazer-te uma proposta em nome de minube,não queres entrar em contacto comigo por favor?? catarina@minube.com

Obrigada,

Catarina