terça-feira, 1 de setembro de 2009

Invasão da Polónia foi há 70 anos


1 de Setembro de 1939, Sexta-Feira.


Passaram sete décadas desde a invasão da Polónia pelo exército do partido Nacional Socialista. Foi como vemos na imagem acima. A Polónia tinha de ser invadida e partilhada - novamente.
Muitos desconhecem ou não atribuem importância a um facto histórico; a Rússia também invadiu a Polónia - mais tarde, a 17 de Setembro do mesmo ano.
Os seus poderosos e belicosos vizinhos sempre a desejaram conquistar e dividir, destruir a sua soberania, destituir o seu governo, arrasar o seu exército e exterminar a sua população, no final do conflito de 1939-1945 pouco lhes restou senão a sua identidade cultural, o patriotismo e a fé.

A invasão da Polónia começou antes de Setembro com a assinatura do infame Pacto Molotov-Ribbentrop, um tratado de não-agressão entre a Alemanha e a Rússia que incluía a invasão e anexação da Polónia. Uma total e absoluta violação da soberania polaca. A Polónia deveria ser riscada do mapa.

Mas não foi. E aqui estou a escrever num computador, em Łódź, na Polónia livre, setenta anos depois.





Jeszcze Polska nie zginela,
Kiedy my zyjemy.
Co nam obca przemoc wziela,
Szabla odbierzemy.


Polónia ainda não sucumbiste,
Enquanto nós vivermos.
O que o inimigo nos tirou pela força,
Pela espada recuperaremos

In Wikipedia:



Nos dois anos seguintes a à anexação, os soviéticos prenderam aproximadamente 100.000 cidadãos polacos e deportaram entre 350.000 a 1.500.000, entre os quais 250.000 a 1.000.000 terão morrido, na sua maioria civis.

2 comentários:

Ryan disse...

Este país está cheio de história recente que envolveu a Europa e o influenciou o mundo. 70 anos depois portugueses na Polónia... nem nos meus pesadelos pensava em vir para cá orar... já á vão quase 2 anos

Anónimo disse...

Concordo com tudo que escreves.
sempre que vou à Polónia me impressiono com tanto vestígio da história ainda recente de tanto sofrimento desse povo que admiro.