quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Na Polónia um preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha não é natural...

O que é natural e fica bem é cada um usar a imagem com que nasceu...

O spot publicitário ao Restaurador Olex é lembrado por muitas gerações, o slogan do preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha não passaria hoje pelo crivo do "politicamente correcto" mas isso é tema para outra discussão, o que interessa é esta palhaçada - não encontro outra designação - que a Microsoft Polska desencadeou com um simples Photoshop feito a um anúncio norte-americano...


A Microsoft Polska decidiu remover o afro-americano da imagem original e trocá-lo por um sorridente branco; até aqui estaria tudo bem se não fossem dois pormenores... um é que se esqueceram da mão negra - supomos que o polaco andou a conduzir com o chispe de fora - e o outro é que estão a ser acusados de racismo, de decapitação de negros...

A Polónia será um país eminentemente racista? Na minha opinião não. A Polónia sempre foi tida como um país tolerante com estrangeiros, a começar pelas enormes comunidades judaicas que aqui existiram antes da II Grande Guerra e as minorias de alemães e ucranianos.

Durante o comunismo entraram na Polónia inúmeros estudantes africanos, vindos de países simpatizantes da URSS e do COMINTERN, muitos deles por aqui ficaram e criaram as suas famílias. Alguns deles vieram das nossas ex-colónias, encontramos por vezes angolanos, guineenses e cabo-verdianos nas ruas das nossas cidades polacas.

Racismo ou questões de Marketing?

3 comentários:

Rui Vilela disse...

Eu diria antes arrogância, uma das características dos directores comerciais da MS.

Ryan disse...

Como ascendente de africana acho que o que foi feito é errado. A Microsoft é uma empresa mundial e estando nós num mundo globalizado eles teriam de ter aceitar as coisas como são. Há racismo na Polónia talvez não como na Rússia mas o problema existe. Mas também é verdade que os polacos não são tão hostis como outros povos.

PM Misha disse...

Olha que os polacos não curtem negros... Do meu universo de polacos conhecidos eles pura e simplesmente não gostam deles. Podem não os molestar ou incomodar mas noto os olhares de desagravo e o incómodo que sentem quando têm que partilhar o mesmo espaço.

uma noite saí com uma miúda e entrei num bankomat da swietokrzyska onde estava um negro, ela esperou na rua. quando saí ela perguntou-me se o indivíduo não me tinha atacado.