sábado, 4 de julho de 2009

Polónia - dormir sem estores e sem lençóis



Koldra i poduszki (colcha e almofadas) bastante típicas na Polónia



Na realidade nunca me habituei a ter de dormir sem as providenciais persianas plásticas com furinhos, como temos na esmagadora maioria das casas portuguesas. Em Portugal o sol acaba por governar os nossos hábitos de sono e o necessário descanso mas na Polónia o astro-rei parece não exercer a força que mostra na Europa do Sul.

Quando vim para aqui estudar (parece que foi há uma eternidade!) estranhei de imediato as cortinas rendadas no dormitório e posteriormente no apartamento que aluguei com dois portugueses e dois finlandeses na Piotrkowska, número osiem dziesięć pięć - 85...



Os dias neste canto do mundo começam muito cedo, os primeiros raios de sol entram pelas janelas adentro a horas vergonhosas, demasiado cedo, especialmente no Verão.
Contudo um fenómeno estranho ocorreu ao longo destes quase cinco anos; não consigo mais dormir em total escuridão ou com demasiada luz; em Portugal sinto claustrofobia quando durante a noite tenho de me levantar e está tudo num breu, parece que já não há meio termo!
Na Polónia por vezes durmo vendado, estilo refém; em Portugal não consigo dormir num quarto escuro estilo túmulo do faraó...

As típicas persianas das janelas portuguesas - em PVC e com o parapeito em granito branco - que tão bem isolam o calor e a luz, na Polónia também as vemos ( raramente) mas são substancialmente mais caras que em Portugal no custo e na montagem.

A ajudar à festa temos as diferenças da roupa de cama. Os polacos gostam de dormir sobre lençóis mas cobrem-se com uma espécie de capas para edredões que me deixem amiúde com os pés de fora. Durante o Inverno enchem-nos com edredões quentes e no Verão deixam apenas as capas ou enchem-nas com um cobertor mais fino.
A maior parte dos polacos que experimentam a nossa maneira de dormir acabam invariavelmente por destapar-se e soltarem eventualmente um kurwa de descontentamento, enquanto os portugueses que dormem à la polaca tentam em vão puxar para si um lençol e um cobertor que não existem!

Quando entramos em comparações técnicas de medidas de lençóis e toalhas também notamos as "diferenças culturais" os polacos, por exemplo, parecem gostar de roupa de cama mais pequena e almofadas grandes...

Valha-nos ao menos a proliferação de janelas em PVC com vidro duplo que no Inverno isolam o som e o frio medonho que por vezes se sente!

4 comentários:

PM Misha disse...

É verdade. Almofadas enormes e lençóis curtos, um stress do caraças. Felizmente encontrei e comprei dois travesseiros do tamanho português e a roupa de cama trouxe de Faro, lembro-me dos primeiros dias na Polónia e do stress que foi querer aquecer os ombros e arrefecer os tornozelos.

mvs disse...

Como te compreendo!...

Anónimo disse...

Parebéns pelo blog! Logo, desde o inicio da leitura fiquei com um sorriso e uma boa disposição para o resto do dia :) Muito bem observado e ainda melhor comentado !! Eu sou polaca, vivo em portugal há 8 anos, tenho marido português. E fantástico de constatar, que no que escreves encontro as opiniões do meu marido sobre muitas coisas. Nós estamos a preparar a nossa vinda para a Polónia em breve... para sempre. E claro. Ele sofre, com a perspectiva do desconhecido, falta do sol e das tais precianas;) O teu blog vai lhe servir de muito consolo...julgo eu :P
PS. Os parepeitos em Portugal não serão feitos de mármore? Eu vi muito granito na construção, mas é mais no norte do pais: Braga etc.
X Marta

Anónimo disse...

Olá, sou Portuguesa e estou na Polónia a 1 mês de Erasmus!!!E ao ver teu blogue lembrei o meu pesadelo quando cheguei.... Compramos sacos pretos do lixo e colamos na janela para poder dormir.... Parabéns pelo teu blogue a minha colega de quarto também de Portugal e do meu curso fez um blogue suazevedo-erasmus.blogspot.com