terça-feira, 7 de abril de 2009

Hábitos que se vão perdendo


O tradicional cumprimento português com dois beijinhos na cara é porventura fruto do 25 de Abril e das novas liberdades que se foram adquirindo a par com um afrouxamento de alguns costumes, tradições e formalidades mais enraizadas na nossa cultura.

Dizia Fernando Pessoa, num dos mais conhecidos slogans da Coca-Cola (antes do Salazarismo, obviamente!) que o dito refrigerante primeiro estranha-se e depois entranha-se, assim aconteceu comigo e com a substituição dos tradicionais beijinhos no rosto por o mais formal passou-bem ou, em determinadas circunstâncias, um ou três beijinhos na cara! Os dois beijinhos no rosto não têm lugar na Polónia.
Pondo as coisas ao contrário: Quando a minha polaca chegou a Portugal e foi apresentada à família portuguesa enfrentou repentinamente um verdadeiro festival do beijinho com os tios, tias e primos e também alguns conhecidos meus e vizinhos! O que para mim era algo tão natural como beber água era, para uma polaca, uma espécie de invasão de privacidade...
O tio de bigode farfalhudo, a vizinha e o marido do segundo esquerdo, a mulher-das-escadas e a Dona Gina, do quiosque da estação dos comboios, davam dois beijinhos na maior das naturalidades. Isto aliado a ser confundida com uma alemã ou com uma escandinava levou a Paula a ter de se habituar rapidamente a esta calorosa recepção e rol de perguntas fruto da grande curiosidade e naturalidade dos Europeus do Sul.


Para mim era (era porque de facto já não é) estranho estender a mão a primos e primas da família polaca, aos tios e tias e, claro, rapidamente aprendi que nunca em circunstância alguma vou dar beijinhos na cara da senhora do quiosque ou na vizinha que frequentemente visitava a minha sogra.
O beijinho acontece quando estamos perante familiares próximos e conhecidos - beijinhos apenas com mulheres - ou em vez de um são dados três o que da margem suficiente a um torcicolo ou a deixar alguém pendurado esperando o terceiro beijinho.

Agora quando me sinto (quase) um estrangeiro em Portugal fico pouco confortável com aquele estender do pescoço e o "muac muac" do beijinho de conhecidos e de desconhecidos, dou por mim a pensar; co to jest kurwa!?

3 comentários:

mvs disse...

Às vezes ainda me acontece chegar a Portugal e querer cumprimentar alguém com três beijinhos... muito mau...

Anónimo disse...

Em Roma faz-te romano,que fazer?
Quando vou a Polónia dou beijo nas senhoras e cumprimento homens,quero lá saber!.......

PM Misha disse...

um beijinho às meninas, um aperto de mão aos homens.

só mudo a saudação se for uma senhora, aí aperto-lhe a mão.