quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os portugueses são preguiçosos e os polacos uns bêbados?




Ser português é medir 1,50 m, ter bigode preto farfalhudo e bater na mulher e nos filhos quando o Benfica perde...


Os portugueses são povos latinos, isso significa que são preguiçosos, baixinhos de cabelos e olhos pretos, falam alto, batem e traem as suas mulheres e fervem em pouca água, são criaturas de sangue quente...
Os polacos são eslavos, isso significa que são uns bêbados, são pobres, altos e loiros, falam baixo (quando estão sóbrios), as mulheres são prostitutas ou dançarinas e eles trolhas, são criaturas frias e distantes...



Ser polaco é beber vodka ao pequeno-almoço, cerveja ao jantar e conhaque antes de ir para a cama...

Estes são alguns dos estereótipos a que estamos sujeitos quando vivemos na Polónia, por vezes nem nos apercebemos do que vai na cabeça de certas pessoas quando convivem ou conhecem portugueses, o mesmo se passa com alguns portugueses quando conhecem ou convivem com polacos.
Recordo-me de um jantar no Porto, em casa do Luís R. e da Iwona, no qual conheci um português que havia estudado em Łódź. Dizia ele à minha amiga Iwona, sem mas intenções, que tinha estado recentemente em Itália e visto inúmeras prostitutas polacas nas ruas...
Do mesmo modo recordo-me do pessoal do escritório me perguntar se o "mañana" era mesmo verdade! Na altura não percebi rigorosamente nada mas lá me explicaram que os espanhóis (meteram-me no mesmo barco) eram conhecidos por deixarem tudo para fazer amanhã (mañana)...

Ter uma relação com um latino também cai na imensa margem de risco de haverem mulheres abandonadas, traídas e maltratadas... aqui - confesso - fico sempre algo confuso pois vêm-me logo à cabeça meia-dúzia de vizinhas e colegas de trabalho minhas que são divorciadas por terem sido abandonadas pelos maridos, algumas delas quando tinham os filhos ainda bebés e esses maridos eram polacos...

Os estereótipos têm sempre um fundo de verdade apesar do claro exagero e generalização que se faz dos povos.
Todos sabemos que em geral o homem português não é de fiar no que toca a mulheres, que de facto os portugueses não são muito altos e deixam muitas coisas para fazer amanhã. Também sabemos que os eslavos bebem vodka e consideram como uma espécie de demonstração de virilidade beberem até caírem para o lado, quando o fazem num grupo de amigos passam a ser compadres...

Mas o melhor foi uma senhora que me perguntou se em Portugal tínhamos Koalas, a senhora portuguesa que me perguntou se Sierra Nevada ficava na Polónia ou o meu mecânico que, ao saber que ia emigrar para a Polónia, me disse visivelmente consternado:

- Polónia? [pausa prolongada] Isso está tudo em guerra...

Sem comentários: