quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Prawo Jazdy vs Carta de Condução




Ando com este dilema... ficar com a minha carta de condução portuguesa ou trocar por a carta de condução (Prawo Jazdy) polaca.

Antes da adesão da Polónia à União Europeia era um martírio poder conduzir com carta de condução portuguesa neste país, nem a Carta Verde das companhias de seguros cobriam a Polónia, era preciso uma extensão de cobertura e emissão de nova carta verde.

O nosso patrício Luís Sousa vive em Łódź há muitos anos e gastou muito dinheiro para obter uma carta de condução internacional e para a revalidar regularmente, caso contrário não poderia conduzir o seu próprio carro nestas paragens. A nossa carta de condução, modelo das comunidades, com o P era, até há bem pouco tempo, nie honorowana o que significa que não era aceite nem válida pelas autoridades polacas.

Cheguei a enervar-me na Direcção Geral de Viação deles, mesmo depois da adesão! Na altura o Wydział Komunikacji (DGV) onde se obtinham as cartas ficava no célebre palácio do judeu Israel Poznański e estava ocupado por funcionários públicos dos tempos "da outra senhora" os quais eram tudo menos prestáveis.
Disseram-nos (aos portugueses) que a nossa carta de condução não era válida e que precisaríamos de fazer exame teórico e prático para poder conduzir na Polónia. Quando confrontados com um e-mail da Comissão Europeia, que me dei ao trabalho de contactar e que dizia que a nossa carta era válida em todo o território da UE, limitaram-se a fazer má cara e a dizerem que "prosze pana... jak pan chce!" o que traduzindo diz "caro senhor... como queira!".

Entretanto o Wydzial Komunikacji mudou de instalações e de funcionários. Onde outrora estava uma velha rabugenta está uma polaca ruiva que fala inglês e explicou tudo tin-tin por tin-tin.
Afinal a carta é válida e pode ser trocada por uma carta polaca, sem necessidade de exames. O senão é o facto de termos de eliminar a nossa carta do P, tem mesmo de ser obliterada.

A desvantagem maior contudo reside no facto de ao obtermos a Prawo Jazdy passarmos a ter pontos na carta (20 pontos) que são retirados consoante as infracções cometidas pelo titular, o que não acontece na nossa "cor-de-rosa", modelo das comunidades. Portanto nada de ultrapassar os 0,2 de alcoolemia ou pisar demasiado no acelerador sempre que vemos aquelas rectas ladeadas de plátanos e com campos verdes a perder de vista ou os tractores e inúmeros camiões que regularmente entopem as droga krajowa...



Como a União Europeia pretende uniformizar as cartas de condução para modelo único e válido no território então mais vale esperar; no meu caso ia custar-me ver a minha velhinha carta de condução, com aquela foto de um português magrinho e de olhar inocente, ser destruída num qualquer furador polaco.

2 comentários:

Paulo Soska Oliveira disse...

Na minha, modelo plástico, não me metem cá pontos :D

bruno claudio disse...

podes sempre pedir uma 2a via á dgv em portugal.
a mim tambem nao me caçam. eu nem me preocupo com isso. conduzo o meu carro com matricula espanhola, seguro espanhol e qualquer assunto com policia nesta polonia de coruptos, faço como em marrocos, falo portugues... nem os 100zl me limpam estes gatunos de farda. o melhor mesmo é nao abusar das infraçoes. brunoc