terça-feira, 28 de outubro de 2008

Graffiti


A dada altura deixamos de notar que eles existem mas a verdade é que a quantidade de paredes, muros, mobiliário urbano - praticamente tudo o que está estático na via pública - das grandes cidades polacas está "graffitado" ou "tagado".


Aqui em Łódź a guerra dos graffiti faz-se sobretudo entre os fãs dos clubes de futebol ŁKS e Widzew, normalmente começa com um simples graffiti do logótipo do clube que vai ser riscado e vandalizado pelos rivais. Para quem não está a par desta realidade ficará chocado com a quantidade de cruzes de David (o símbolo de Israel) que aparecem como forma de insulto mas não é nada directamente contra os judeus ou especificamente contra a nação israelita mesmo que apareca uma forca com uma cruz de David pendurada e a mensagem "ŁKS = Judeus" ou "Widzew = Judeus".

O nível dos graffiti é proporcional à inteligência e fanatismo dos seus adeptos, chamar judeu é um insulto e uma forma de menosprezar o clube adversário. De onde virá este anti-semitismo?

Mas, à parte deste lado negro dos graffiti futebolísticos, surgem por vezes verdadeiras pinturas murais que só no nosso "Verão Quente" existiram.
O mais conhecido de todos, tido como o maior da Polónia e da Europa, fica na avenida Piotrkowska, na alçada lateral de um edifício, e representa a cidade de Łódź como um barco (łódź) que navega num mar de lajes de cimento.


Para os lados de minha casa, em Bałuty, o proprietário de uma pizzaria resolveu que estava na hora de acabar com os constantes graffitis futebolísticos e vai de contratar os ditos "vândalos" para lhe pintarem a parede da "Pizzeria Corleone"!



Remédio santo!

3 comentários:

Anónimo disse...

É simples não podes vence-los junta-te a eles. Se os graffitis até fossem algo vistosos uma pessoa até fecharia os olhos mas o que acontece é que nunca se vê nada de jeito. Enfim é bonito imitar o que se faz por outros lados... com essa mentalidade vão longe

Rui Vilela disse...

As grafites do futebol, anti-semitismo, e do "nada" são mesmo as piores ...

bruno claudio disse...

da ultima vez que estive em lisboa, em abrl, o cenario era bem pior do que aqui. o grafiti é uma manifestaçao de arte de atrasados mentais. curios que em outras cidades europeias, há entre a "comunidade de grafiteiros" uma especie de concordia, nao grafitar partes ou elementos de edificios que sejam considerados historicos. e há uma nova vaga que já nem sa tinta, mas sim uma especie de colagem, menos desagradavel á vista.

http://varsoviabybc.blogspot.com/