sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Robert Kubica – Campeão de Rali no WRC-2

A Polónia não tem um Eusébio, um Luís Figo ou um Cristiano Ronaldo mas tem jogadores de grande reputação como Zbigniew Boniek ou Włodzimierz Smolarek mas como nem só de pão vive o Homem nem só de futebol vive uma nação. Enquanto em Portugal se batem os punhos na mesa pela cena patética do Presidente da FIFA, Joseph Blatter, a imitar o nosso ídolo Cristiano Ronaldo, na Polónia há quem celebre a vitoria do grande talento do automobilismo, o polaco Robert Kubica, menosprezando o destaque injustificado que se dá à selecção da Polónia e o pouco ou nenhum às vitorias do piloto que nunca desiste.

Por mera diversão depois de uma agitada temporada na Formula 1 alinhando pela equipa da Lotus Renault GP Robert Kubica sentou-se ao volante de um Skoda Fabia para fazer o Rali Ronde di Andora em Itália. Na altura Kubica hipotecou a sua carreira mesmo sabendo que os construtores e patrocinadores de Formula 1 não apreciam ver os seus pilotos arriscarem um acidente quando estão em causa avultadas quantias de dinheiro... 6 de Fevereiro de 2011 quase marcou o fim da carreira de Kubica quando se despistou batendo violentamente contra um rail de protecção na estrada. O rail entrou instantaneamente pela frente do carro atravessando a chapa que divide o compartimento do motor com o habitáculo passando entre o piloto e o co-piloto e imobilizando-se cerca de dois metros fora da bagageira.

Kubica ficou gravemente ferido e na altura aventou-se a hipótese de amputação do braço o que poria um fim permanente e prematuro à carreira fulgurante do piloto polaco. Transportado de helicóptero para o hospital de Santa Corona, depois de uma hora de sofrimento dentro dos destroços do Skoda, seria submetido a inúmeras operações que só o trariam de volta para as competições em 2012.
Nunca falou em desistir apesar das inúmeras e dolorosas operações e intensa fisioterapia fruto do acidente que quase lhe arrancou o braço e lesionou seriamente a perna. Em mente o regresso aos monolugares e ao prestigio que uma carreira na Formula 1 representa para a carreira de um piloto de alta-competição e entusiasta de automóveis.



Substituído por outros pilotos na equipa da Renault F1 (agora denominada Lotus F1) Kubica pensa em retomar a sua carreira nos ralis mas mais uma vez tem o infortúnio de se lesionar ao escorregar no gelo e partir a perna quando se encontrava em recuperação em Itália. O seu regresso dá-se em finais de 2012 ao volante de um Subaru Impreza WRC ficando famosas as suas fotos com uma liga em volta do antebraço direito. Apesar disto ganhou a competição ficando mais de um minuto à frente do segundo classificado!
http://www.youtube.com/watch?v=oXo75tLC6qY
Robert Kubica e o "pendura" Maciek Baran no Rali das Canárias ao volante do Citroen DS3 WRC. Tudo demasiado rápido sem tempo sequer para um "kurwa".
A persistência,  sucesso e talento valem a Kubica um contrato com a equipa de competição da marca francesa Citroen e o seu novo modelo DS3 WRC. Começa em 2013 com o Rally de Portugal onde não consegue brilhar depois de um acidente mas depressa recupera para as vitorias no Rali da Acrópole na Grécia, no Rali d'Italia Sardegna, Alemanha, França e Rali da Catalunha em Espanha obtendo 143 pontos sagrando-se campeão mundial de rali no WRC2.

Em Novembro esperam-se mais vitorias do polaco no mítico WRC em Inglaterra ao volante do Citroen DS3 WRC.

Junto com o campeão de esqui Adam Małysz, Robert Kubica representa de forma brilhante a Polónia dando alegrias aos polacos e aos seus fãs ainda que o faça fora dos relvados entre o cheiro a gasolina e borracha queimada.

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