A Polónia
não tem um Eusébio, um Luís Figo ou um Cristiano Ronaldo mas tem jogadores de
grande reputação como Zbigniew Boniek ou Włodzimierz Smolarek mas como nem só
de pão vive o Homem nem só de futebol vive uma nação. Enquanto em Portugal se
batem os punhos na mesa pela cena patética do Presidente da FIFA, Joseph
Blatter, a imitar o nosso ídolo Cristiano Ronaldo, na
Polónia há quem celebre a vitoria do grande talento do automobilismo,
o polaco Robert Kubica, menosprezando o destaque injustificado que se
dá à selecção da Polónia e o pouco ou
nenhum às vitorias do piloto que nunca desiste.
Por mera diversão depois de uma agitada temporada na Formula 1
alinhando pela equipa da Lotus Renault GP Robert Kubica sentou-se ao volante de
um Skoda Fabia para fazer o Rali Ronde di Andora em Itália. Na altura Kubica hipotecou a sua carreira mesmo sabendo que os construtores
e patrocinadores de Formula 1 não apreciam ver os seus pilotos arriscarem um
acidente quando estão em causa avultadas quantias de dinheiro... 6 de Fevereiro
de 2011 quase marcou o fim da carreira de Kubica quando se despistou batendo
violentamente contra um rail de protecção na estrada. O rail entrou instantaneamente pela frente do
carro atravessando a chapa que divide o compartimento do motor com o habitáculo
passando entre o piloto e o co-piloto e imobilizando-se cerca de dois metros
fora da bagageira.
Kubica ficou gravemente ferido e na
altura aventou-se a hipótese de amputação do braço o que poria um fim
permanente e prematuro à carreira fulgurante do piloto polaco. Transportado de
helicóptero para o hospital de Santa Corona, depois de uma hora de sofrimento
dentro dos destroços do Skoda, seria submetido a inúmeras operações que só o
trariam de volta para as competições em 2012.
Nunca falou em desistir apesar das
inúmeras e dolorosas operações e intensa fisioterapia fruto do acidente que
quase lhe arrancou o braço e lesionou seriamente a perna. Em mente o regresso
aos monolugares e ao prestigio que uma carreira na Formula 1 representa para a
carreira de um piloto de alta-competição e entusiasta de automóveis.
Substituído por outros pilotos na equipa
da Renault F1 (agora denominada Lotus F1) Kubica pensa em retomar a sua
carreira nos ralis mas mais uma vez tem o infortúnio de se lesionar ao
escorregar no gelo e partir a perna quando se encontrava em recuperação em
Itália. O seu regresso dá-se em finais de 2012 ao volante de um Subaru Impreza
WRC ficando famosas as suas fotos com uma liga em volta do antebraço direito.
Apesar disto ganhou a competição ficando mais de um minuto à frente do segundo
classificado!
http://www.youtube.com/watch?v=oXo75tLC6qY
Robert Kubica e o
"pendura" Maciek Baran no Rali das Canárias ao volante do Citroen DS3
WRC. Tudo demasiado rápido sem tempo sequer para um "kurwa".
A persistência, sucesso e talento
valem a Kubica um contrato com a equipa de competição da marca francesa Citroen
e o seu novo modelo DS3 WRC. Começa em 2013 com o Rally de Portugal onde não
consegue brilhar depois de um acidente mas depressa recupera para as vitorias
no Rali da Acrópole na Grécia, no Rali d'Italia Sardegna, Alemanha, França e
Rali da Catalunha em Espanha obtendo 143 pontos sagrando-se campeão mundial de
rali no WRC2.
Em Novembro esperam-se mais vitorias do polaco no
mítico WRC em Inglaterra ao volante do Citroen DS3 WRC.
Junto com o campeão de esqui Adam
Małysz, Robert Kubica representa de forma brilhante a Polónia dando alegrias
aos polacos e aos seus fãs ainda que o faça fora dos relvados entre o cheiro a
gasolina e borracha queimada.
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