quinta-feira, 26 de março de 2020

Vida na Polónia durante a Pandemia do "Koronawirus SARS-CoV-2"


A História da humanidade conheceu imensas epidemias e pandemias, desde tempos imemoriais. Na antiguidade, no Império Romano, durante a Idade-Média, no Renascimento e na modernidade. Na Europa a Gripe Espanhola matou mais de 50 milhões no princípio do século passado e mais recentemente o vírus da SIDA (AIDS), Ebola, Gripe Suína, Zika e outros. O mundo agora abrandou, foi forçado a abrandar, com o Covid-19. 
A Polónia não é excepção na luta com o agora chamado "inimigo invisível" e com tudo o que por aí vem neste já atribulado ano de 2020...

Situação da Pandemia do Covid19 de acordo com o mapa da OMS (Situation Dashboard) em: https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd


Ano Novo, Vida Nova! Ergueram-se as taças e fizeram-se desejos para o novo ano e para a nova década, os anos 20, entre o ruído do fogo-de-artifício nas ruas. Enquanto isso na China as notícias de um surto epidemico passavam nos noticiários mas era lá, na China, longe de nós. Parece que os chineses andavam a comer sopa de morcego na cidade de Wuhan, província de Hubei e um vírus mortal, denominado Corona, matava milhares. Observamos com admiração levantarem um hospital em poucos dias convictos que, porventura, tal infortúnio, não chegaria ao Ocidente. 

No entanto chegou rapidamente tendo o surto sido primeiramente registado na região da Lombardia em Itália, um país lindíssimo e pejado de turistas. todos os meses do ano. A situação agora é, como todos sabemos, grave, declarada como Pandemia pela Organização Mundial de Saúde  A História parece repetir-se, tal como a Peste-Negra, proveniente das pulgas de ratazanas vindas da Ásia em barcos do comércio da Rota da Seda, alastrando-se a partir de Veneza para o resto da Europa. 

Ao contrário dessa pandemia da Peste-Negra, que não afetou a Polónia (também Milão e o território onde hoje temos Andorra) por vários factores; desde o fecho das fronteiras naquela época do reinado de Kazimierz III Wielki, passando pela numerosa comunidade judaica, avançada em medicina e também pelo facto de terem poupados os gatos que, no resto da Europa Católica, foram dizimados por serem considerados pela prepotente Santa Inquisição como a encarnação de Satanás quando eram os animais que controlavam a população de roedores. 

Neste momento, dia 26 de Março de 2020, a situação epidemiológica na Polónia é de 901 infetados, 158 dos quais na região adminstrativa de Łódź (onde me encontro) e dez óbitos registrados. 

Entrevista de Mateusz Morawiecki com Richard Quest para a CNN International 

O governo polaco foi, ao contrário de outros países europeus, rápido a agir encerrando escolas, creches, repartições públicas e o comércio (excepto o que abastece a população com bens de primeira necessidade) sendo as fronteiras fechadas apenas se abrindo exceções  aos pesados - são dezenas de quilómetros de filas devido ao encerramento do Espaço Schengen. Muitas empresas e corporações tiveram de se adaptar e por em prática a deslocação dos seus colaboradores (aqueles sem portátil ou com funções que incluam telefone fixo) para o domicílio em ações de emergência, até antes impensáveis por questoes técnicas provando que de facto a necessidade aguça o engenho... 

Mais recentemente o Primeiro-Ministro polaco, Mateusz Morawiecki, anunciou novas medidas para conter os contágios (crescentes) tentando assim mitigar a pandemia em território polaco:

O Estado de Emergência entretanto posto em prática impõe a quarentena a todos os cidadãos com algumas exceções:

1 - Deslocações para o trabalho.

2 - Lidar com assuntos necessários ao quotidiano (comida e artigos de higiene, visitas à farmácia  e/ou médico; assistência a familiares, passear o cão e, se for o caso de ter um negócio, deslocações para bens e serviços relacionados com a actividade comercial.

3 - Actividades voluntárias para debelar a ameaça do Vírus Corona.

4 - Participação em cerimónias religiosas (máximo de cinco fiéis no templo) e restrição de movimentos em parques, áreas de recreação ou em grupos com mais de duas pessoas (excepto familiares ou parentes que vivam juntos).

5 - Estas restrições não se aplicam ao local de trabalho onde os empregados devem seguir as regras de higiene e segurança no trabalho.

6 - Transportes públicos - funcionam mas apenas com metade dos passageiros da capacidade normal.

Estas regras foram extendidas até ao dia 14 de Abril notando-se um aumento das patrulhas nas ruas. Uma nota para as cadeias de supermercados, incluindo o Biedronka do Grupo Jerónimo Martins, que não parece ter os seus empregados devidamente protegidos excepto por alguns deles usarem luvas de latex. Nada de máscaras para quem está num espaço confinado onde entram centenas, senão milhares de pessoas, todos os dias.

A situação continua a evoluir e ainda não se sabe quando a Polónia irá atingir o pico da pandemia ou quando a curva de infetados baixará.

Ate lá e para quem pode, fique em casa o mais possível e um grande, do tamanho do mundo, bem-haja para todos os profissionais de saúde que lutam diariamente com o "inimigo invisível".











Sem comentários: