sexta-feira, 6 de março de 2015

27 razões para nunca visitar a Polónia


Um video do Youtube tem sido divulgado nas redes sociais como o título 27 Reasons You Should Never Visit Poland - 27 razões para nunca visitar a Polónia. A produção amadora pretende num estilo tongue-in-cheek divulgar os bons motivos para visitar e descobrir um dos grandes países da UE e do continente europeu (312.000 km2).



Da Cidade Velha de Varsóvia (Stary Miasto) totalmente reconstruída depois dos bombardeamentos e tiroteios na II Grande Guerra que a desfiguraram totalmente - parte do trabalho de reconstrução foi feito com recurso a pinturas de Canaletto) passando pelas inúmeras grutas, formações naturais, lagos, rios e florestas onde se destacam os Cárpatos no Sul, as imensas planícies a perder de vista, verdes na Primavera e Verão e cobertas com um manto branco durante a maior parte do Inverno, a incrível floresta de Nowe Czarnowo com as suas misteriosas árvores torcidas (alegadamente seriam usadas para a construção naval), os contrastes climáticos que por vezes proporcionam cenários absolutamente deslumbrantes e as mais conhecidas e turísticas cidades como Cracóvia, Poznań e Gdańsk. 



Menção particular às minas de sal e museu do sal em Wielicka e a costa do mar Báltico onde há praias incríveis (a sério) que culminam no interessante istmo de Hel ao longo de muitos quilómetros de areia. A área florestal polaca é ainda significativa apesar da deflorestação que o continente europeu sofreu durante a Idade-Media e na Revolução Industrial e os inúmeros parques naturais são prova disso como o parque natural de Białowierza onde se encontra o bisonte europeu (Zubr), orgulho dos polacos e bielorrussos. 

Os motivos são mais que muitos para visitar a Polónia e há muito para descobrir para além dos conhecidos campos de concentração, da capital Varsóvia, Cracóvia ou os portos, agora semi-desmantelados, de Gdańsk onde se travaram muitas das lutas do sindicato livre Solidariedade.

De que estão à espera? 



  

Sem comentários: