quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz e Próspero 2015 a todos! Szczęśliwego Nowego Roku!

Um feliz e próspero ano de 2015 a todos os leitores, familiares e amigos ou, como dizem os polacos, Szczęśliwego Nowego Roku zycze!



Depois de cinco anos sem fazer o turno de 12 horas no reveillon já não havia como recusar e assim, dentro de uma hora estarei a caminho da empresa, num dia com neve onde, desde a meio da tarde, se fazem ouvir os petardos e fogos de artificio que têm vindo a aterrorizar animais desde que existem.

Ao contrário do que diziam os "profetas da desgraça" a neve a as temperaturas negativas estão presentes e, tal como dizia a publicidade da Salvador Caetano ao Toyota Corolla nos anos 70, "veio para ficar".

Pessoalmente espero que o próximo ano seja de mudança (no sentido figurado e literal!) depois de mais de uma década no país que me acolheu em 2001 e no qual criei raízes, isso é indiscutível. 
Tenho embebida em mim a Polónia e provavelmente sempre terei mas a proximidade daquele pequeno país da Península Ibérica que, independentemente do modo como é gerido politicamente, é factor que cada vez mais pesa na decisão de ficar na Polónia permanentemente ou, em vez disso, escolher território neutro, onde tanto eu como a minha mulher sejamos (finalmente) ambos emigrantes tendo os dois países que nos viram nascer a duas ou três horas de avião sem que as passagens para quatro pessoas custem mais do que um mês de salário...

Decisões que têm vindo a ser adiadas, postas de parte ou esquecidas mas que devem finalmente ser tomadas numa espécie de "reset" ao sistema.

Mais uma vez renovados votos de um excelente 2015! 

Ah! Alguém que coma uma fatia de Bolo Rei por mim mas se sair a fava, por favor fiquem com ela que aqui na Polónia não há especialidades dessas à venda...










2 comentários:

Daniel Bernardino oboé disse...

Olá!O meu nome é Daniel e sou um recém chegado a Polónia!! Mudei me para cá agora com a minha namorada que é polaca!! Vivíamos trabalhava-mos juntos em Portugal, mas decidimos mudar-nos agora para o país dela!! Algum concelho para mim?! ou algo que me ajude a integrar-me?! Vou continuar a seguir-te no blog!

Cumprimentos
Daniel

Ricardo disse...

Cześć Daniel! Obrigado pelas inspiradoras palavras, é sempre refrescante receber feedback dos leitores.

Bem-vindo à comunidade portuguesa na Polónia e boa sorte. Temos dois grupos de "ex-pats" no Facebook, a Comunidade Portuguesa na Polónia:

https://www.facebook.com/groups/tugasnapolonia/?fref=ts

e os Portugueses na Polónia: https://www.facebook.com/groups/portuguesesnapolonia/?fref=ts

Aqui podes pedir ajuda, procurar emprego e fazer perguntas, estamos espalhados um pouco por toda a Polónia mas em especial em Varsóvia, Łódź e Cracóvia.

Felicidades neste teu novo país. :)