terça-feira, 7 de outubro de 2014

Łódź - o fim da picada


Literalmente o fim da picada... As obras por quase toda a cidade que, em principio, dentro de dois anos (talvez três) estarão concluídas reduziram a qualidade de vida numa zona urbana já de si pouco atraente - ainda que interessante pela sua arquitectura art deco nas velhas e sujas kamienicy; resultado de anos de abandono e de exposição aos elementos. O centro de Łódź tornou-se em ano e meio num imenso estaleiro de obras onde a impaciência se torna em resignação.

Os jornais da cidade com especial ênfase ao diário Express Ilustrowany informam os Lodzienses das mudanças de trânsito na cidade. Um processo penoso de adaptação a todos os níveis. Embraiagem e suspensões sofrem!

A verdade é que as obras eram mais do que necessárias perante décadas de estagnação desde o fim do regime comunista onde, apesar de tudo, se foram construindo a maior parte das vias de comunicação que hoje em dia constituem a rede rodoviária polaca.




Quem conhece este país sabe bem os problemas de falta de qualidade do asfalto, os remendos feitos quase ad hoc depois do Inverno que no espaço de três meses - ou menos - voltam a abrir buracos e a contribuir para o desgaste prematuro de amortecedores, rótulas, elementos da suspensão, pneus, jantes e desalinhamento da geometria da direcção. Para quem anda de transporte público, nomeadamente autocarro urbano, já conhece de sobeja os solavancos e desconforto acrescido.

A adesão da Polónia à UE em 2004 trouxe consigo dinheiro fresco e finalmente, ainda que lentamente, a construção de auto-estradas modernas (com portagem) que ligam as principais cidades polacas. Hoje em dia é possível sair de Łódź e em pouco mais de uma hora estar no aeroporto Okęciem em Varsóvia ou no centro de Poznań - algo impensável há um par de anos onde a tortuosa droga krajowa (estrada nacional) prometia duas horas e meia de ultrapassagens perigosas a camiões TIR e autocarros velhos numa estrada relativamente estreita, ladeada de árvores e entre-cortada por pequenas localidades onde, com alguma sorte, um "smutny pan" como dizem jocosamente os polacos (o senhor triste, ou seja, a polícia) esperavam-nos de pistola-radar em punho prontos a passar uma multa por excesso de velocidade e a testarem o "bafo" dos condutores menos responsáveis. 

Junto com a modernização da rede rodoviária polaca mudou também o parque automóvel, no espaço de 10 anos de UE praticamente desapareceram das estradas os veículos de produção nacional associados aos tempos da PRL (Polónia comunista) como o FSM Syrena, os pequenos Fiat Maluch ou 126p, os aborrecidos 125p e o ainda mais aborrecido FSO Polonez que motorizaram muitas famílias polacas em tempos que ter um automóvel era um privilegio senão um luxo. Passado distante que à parte dos nostálgicos e fãs de carros antigos não trazem grandes alegrias à maior parte dos polacos... 

Mural na rua Pułku Strzelców Kaniowskich, numero 28. Artista: INTI (Chile) 
Voltando ao tema do tópico da menos cinzenta Łódź perante a vaga de murais coloridos com o patrocínio da câmara municipal em velhas paredes é de assinalar a capacidade de adaptação dos condutores perante a regular mudança de sentido de trânsito nas artérias principais, o pó e lamaçal, o ruído de maquinaria pesada, as escavadoras e os camiões a atravancarem a normal circulação dos carros e juntar a isto tudo os inúmeros ciclistas, os eléctricos, os autocarros, táxis e ambulâncias a tentarem furar onde podem os engarrafamentos. 

Cenários a fazerem lembrar o filme "Um dia de Raiva" com Michael Douglas como protagonista.


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