sábado, 22 de fevereiro de 2014

O casamento do Monstro de Esparguete Voador


Há já alguns anos que conheço o Marcin e a Magda. São um casal não convencional em muitos aspectos. Para os standards polacos este matrimónio é uma heresia. Um casamento faz-se obrigatoriamente na igreja, com padre, flores (muitas flores), coro, padrinho e madrinha e a wesele (copo-d'água) com caixas e caixas de vodka polaco e grades de cerveja para serem sorvidos pela noite adentro. Este casal, residente em Łódź, tornou-se mediático principalmente por dois motivos; primeiro porque é o primeiro casamento Pastafariano na Polónia e segundo porque os polacos não gostam de brincar com religião e com Deus coisa que os pastafarianos fazem sempre que podem e publicamente.


Imagem picada [aqui]

No Wikipedia lemos que o Pastafarianismo é: 

Pastafarianismo, termo oriundo de um trocadilho entre as expressões pasta (macarrão em inglês) e rastafari (o movimento religioso jamaicano), é uma religião com origem satírica fundada por Bobby Henderson em 2005. Sua fundação deu-se como um protesto contra decisões como a proferida pelo conselho educacional de uma escola na cidade de Dover,1 Pensilvânia (EUA), de exigir dos professores de ciências o ensino do criacionismo, do design inteligente, como alternativa à teoria da evolução biológica nas aulas de disciplinas científicas correlatas. 


O Monstro de Esparguete Voador é representado como esparguete com duas enormes almôndegas e os seus seguidores são designados por piratas. Esta ideia pretende sobretudo desvalorizar a importância e os privilégios que os cultos tradicionais e religiões usufruem na sociedade contemporânea. Alguns dos seus membros (digo piratas) exigiram inclusivamente que os deixassem usar um coador para massa na cabeça nos documentos oficiais tal como um bispo ou um rabino podem ostentar o solidéu.



Nos media polacos, redes sociais e Internet as opiniões sobre o insólito evento dividem-se - tal como a sociedade polaca - entre o apoio e a critica mais ou menos virulenta...


Numa cerimónia algo carnavalesca o padre foi substituído por um pirata Reverendo-Pirata (com traje a rigor) e os nubentes e convidados comeram esparguete e beberam cerveja com um coador na cabeça entre jornalistas e foto-repórteres que registaram o evento para a posteridade.

Marcin e Magda juraram fidelidade pastafariana diante do Reverendo-Pirata:

"Eu, o pastafariano Marcin, aceito-te, Magda como a minha pastafaricompanheira e tentarei, ainda que seja difícil, comer junto contigo macarrão, beber cerveja e, enquanto assim o desejarmos, celebrar o nosso dia santo. Assim me ajude o Grande Monstro."

"Ja, pastafarianin Marcin, biorę Ciebie, Magdę za pasapartnerkę i postaram się, chociaż wiem, że może to być trudne, jeść z Tobą makaron, razem pić piwo i jak tylko będziemy mieli na to ochotę świętować nasz dzień święty. Tak mi dopomóż Wielki Potworze."

Magda e Marcin casaram pelo civil há alguns anos e têm um filho menor. O casamento pastafariano, o primeiro na Polónia, é uma pedrada no charco numa sociedade em mudança onde o conservadorismo colide cada vez mais com mentalidades abertas, por vezes irreverentes, sobretudo nas novas gerações nascidas e educadas numa Polónia democrática mas ainda maioritariamente conservadora, patriótica e católica.

Quanto à Igreja do Monstro do Esparguete Voador na Polónia a luta continua... Não conseguiram aprovação do senado polaco como culto alegadamente por os considerarem paródia ao conceito de religião e à religião cristã. Talvez um dia, há que ter fé, no Grande Monstro de Esparguete...


1 comentário:

Sansoni7 disse...

Olá
O mais importante é que sejam felizes...e para sempre. :-)

Cumprs
Augusto