quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Invernia


Já muito se escreveu e falou em blogues e nas redes sociais sobre o tempo na Polónia especialmente agora em pleno Outono e com o Inverno a chegar a passos largos. Pior do que o frio que se vai sentindo só mesmo os dias curtos onde a partir das 5 horas é praticamente noite. São daquelas coisas a que não nos conseguimos habituar e nem mesmo para os polacos é fácil. 

Madrugadas e noites geladas, ventos gélidos, chuva e neblina caracterizam o Outono na Polónia a par com a chegada dos corvos a fazerem companhia e concorrência nas migalhas com os pombos. A partir de aqui as temperaturas vão continuar a baixar até aos comuns -9 ou -10 do Inverno (por vezes há picos de -12 -15) e a neve cobrirá o país até Abril ou Maio, dependendo dos anos. Ao contrário dos ursos os humanos não hibernam mas porventura não seria má ideia!
Gorro, luvas, cachecol, botas com sola grossa e casaco de forro são acessórios fundamentais - o Kit de Sobrevivência na invernia polaca - e para quem conduz os acessórios de raspagem e limpeza de neve e gelo a par com os pneus especiais para o frio são daqueles hábitos tão comuns para a estação como as castanhas são para os portugueses. Contrariamente ao mau hábito que muitos nacionais têm nos seus automóveis como adicionar água da torneira no deposito do limpa-vidros ou mesmo no vaso de expansão do radiador na Polónia isso é virtualmente impossível. É mesmo necessário detergente especifico para o Inverno para temperaturas de -27 por exemplo ou liquido anti-congelante. É que um sistema de refrigeração com água é o equivalente a um bloco de gelo nos tubos e radiador e um motor gripado...
Quando os compatriotas me perguntam como consigo passar o Inverno na Polónia não deixo de pensar como é que eles conseguem passar o Inverno em Portugal com as casas húmidas e sem aquecimento em contraste com grande parte das casas e blocos de apartamentos com aquecimento na Polónia. Talvez no Baixo Alentejo, Algarve e Madeira se aguente mas no resto do país só mesmo o facto de termos um Inverno relativamente curto e uma Primavera amena nos permite o "luxo" de termos casas frias e aquecedores a electricidade.


A verdade é que não é fácil e o romantismo da neve e cenários brancos esgota-se em pouco tempo. Paciência, muita paciência vai ser precisa até ao inicio da Primavera. Os corvos ao crocitarem parecem rir disto tudo nas manhãs geladas e com neblina.

Sem comentários: