sábado, 22 de junho de 2013

Novo fórum "Bom dia Polónia!"


Depois da extinção (suspendimento?) do fórum Portugueses na Polónia e da criação da página da comunidade portuguesa no Facebook ficou um vazio nos meios de comunicação virtuais no que diz respeito aos nacionais residentes em território da República da Polónia e, obviamente, a todos aqueles e aquelas que têm ligações aos dois países. Podem aceder ao mesmo através do seguinte link: http://bomdiapolonia.phorum.pl/index.php



O novo fórum é de formato simples, do tipo phpBB, obtido em open source na Internet polaca através da plataforma phorum.pl e espera-se seja um espaço de convívio salutar e acima de tudo útil para todos os que procuram ajuda nos mais diversos temas relativamente à Polónia e a Portugal. O nome surgiu ao relembrar o filme de 1987 Good Morning Vietnam com o actor Robin Williams e o famoso anunciar do locutor de rádio Adrian. 

Pela parte que me toca, a nível de administração/moderação do mesmo tenciono que seja o mais possível assertivo e "roda-livre". A minha experiência com fóruns vem desde os tempos do antigo sub-fórum de automóveis clássicos no fórum Autohoje online - o mais visitado na Internet portuguesa - onde fui durante algum tempo moderador. Posteriormente fui fundador/moderador do fórum Portugueses na Polónia com o patrício Rui Vilela a par com os moderadores Nuno Bernardes, conhecido do blogue Mó Tá Frio em Monte, deb, e também o luso-polaco Paulo Oliveira.

O principio deste século viu um crescimento assinalável da emigração portuguesa e dos movimentos migratórios em toda a União Europeia, fruto da expansão da comunidade europeia e da liberdade permitida pelo Espaço Schengen. Ao contrário da emigração da "mala de cartão" e do "salto" neste novo século e sobretudo após a devastadora crise económica em Portugal traz-nos também a emigração dos qualificados, dos doutores e engenheiros, dos empreendedores e dos aventureiros ao bom estilo de Vasco da Gama. 

As ambicionadas remessas dos emigrantes que foram um "airbag lateral" de sucessivos governos - e também durante a ditadura - já não são iguais àquelas do passado. O novo emigrante já não tem como prioridade construir a casa na aldeia e  aparecer com uma "granda máquina" a cada Agosto. Emigrar é uma opção tão aceitável e natural como migrar dentro do próprio país. 

Relativamente à utilidade do fórum foram colocados alguns tópicos do tipo "sticky" (permanentes) com informações gerais ou FAQ (Frequently Asked Questions) que surgem a todos aqueles que visitam pela primeira vez a Polónia ou vêm para aqui em Erasmus. De qualquer modo quaisquer outras perguntas podem ser colocadas como tópico. 

Posto isto espero que o fórum descole sem sobressaltos e que o voo seja agradável a todos. Espero pelas vossas participações.  
















Sem comentários: