domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo 2013!



A previsão meteorológica de um Natal com neve revelou-se um fiasco. Desde 24 de Dezembro que as temperaturas médias durante o dia, na Voivoda de Łódź, são positivas e não se vê nem um resquício de neve. Sobram apenas os vestígios da areia e sal nos caminhos, nos passeios e nas estradas. Hoje um céu azul e uns agradáveis 5 graus positivos prometem uma noite de fim-de-ano menos fria que nos anos anteriores mas deixa-me sempre de pé atrás; é que ainda temos três meses de Inverno pela frente e Janeiro e Fevereiro são os "recordistas" do frio. É assim a Polónia, acabamos por nos habituar ao fim de uns anos.

Um final de Dezembro atípico em Łódź

Mais um ano chega ao fim e este com a boa noticia que não desaparecemos no vácuo do espaço a 21 de Dezembro. Os Maias pregaram um grande susto a muitos humanos do futuro...

Este Natal comprei para mim (pedi ao Pai Natal) para me trazer de França umas revistas de automóveis tão antigas como eu... Uma delas de Dezembro de 1973, o mês em que nasci. Como entusiasta de automóveis que sou sempre tive curiosidade de saber que carros teriam a testar nessas publicações. Um comparativo entre o recente Alfa Romeo Alfasud 1100 (o primeiro Alfa com transmissão nas rodas dianteiras) e o Citroen GS 1220 Club (um compacto acessível com suspensão hidro-pneumática), um super-teste ao "Rei do Gasóleo", o Mercedes 240D e a sua fabulosa aceleração dos 0-100 km/h em 25 segundos entre outros modelos e curiosidades que só mesmo um "petrol-head" pode apreciar. 

Isto tudo para me deixar pensativo e amargurado com uma quase noticia de rodapé, nas primeiras páginas, a alertar para a necessidade de se controlar a caça às baleias no Oceano Antártico, isto em 1973! As preocupações ambientais ainda que tímidas já se sentiam e foi nessa década que surgiu legislação para controlo das emissões de escape (nos países da então CEE e nos EUA). 40 anos depois devemos não só nos preocupar com a poluição mas também ser parte activa na melhoria e sustentabilidade do nosso planeta nem que seja começando pela separação dos tipos de lixo ou dando preferência aos produtos locais - isto deveria ser uma das preocupações e decisões para 2013.

2012 na Polónia ficara recordado como o ano da grande festa do futebol com o campeonato europeu a ser jogado na Polónia e na Ucrânia, bem a Leste dos centros típicos deste popular desporto. Protestos contra o controlo da Internet, a favor da não proliferação de produtos OGM e a oposição ao governo e aos conservadores pela parte do partido de Janusz Palikot demonstram que este país tido como bastião da Igreja Católica e eminentemente conservador está a mudar e nem tudo é preto e branco.

O meu país teve um ano horribilis com todas as convulsões sociais derivadas das medidas de austeridade e as injustiças - por vezes aberrantes - de um Estado corrupto e de um sistema partidário caquético que quase se assemelha ao período histórico do Rotativismo Partidário de finais do século XIX. A emigração portuguesa escalou para níveis preocupantes ainda para mais tendo em conta que muitos desses novos emigrantes têm formação superior. Formamos nas nossas universidades futuros emigrantes que, em muitos casos, não pretendem regressar tão cedo ao país. A titulo de exemplo ficam a quantidade de portugueses em Łódź que conheço este ano e há apenas quatro anos. Em 2008 contava pelos dedos da mão os patrícios que viviam nesta cidade. Em 2012 não me chegam os dedos das mãos e dos pés para os contar. Somos muitos! Ainda para mais tendo em conta que a emigração para a Polónia é um pouco como a canção de Simone de Oliveira, a Desfolhada, e o seu refrão "Quem faz um filho fá-lo por gosto!". Regra geral quem emigra para a Polónia fá-lo por gosto e não por os salários altos, as praias ou a possibilidade de viver à custa de subsídios da segurança social se algo corre mal.



Desejo a todos os leitores do blogue um excelente Ano Novo de 2013. Aos inúmeros leitores provenientes do Brasil um agradecimento especial da minha parte.

Aos portugueses, amigos e família - especialmente aos que estão em Portugal Continental e Insular - desejo-vos muita coragem e animo para este novo ano. Um forte abraço a todos os que ficaram!


Sem comentários: