quarta-feira, 6 de junho de 2012

A febre do Euro 2012

A poucas horas da abertura do campeonato europeu de futebol sente-se um pouco por toda a parte a "febre" da bola. Ao contrário do que muitos pensam o desporto-rei vive-se e sente-se na Polónia tal como em outras partes da Europa. A tradição futebolística está bem enraizada e só a falta de títulos dignos de registo na história das seleções polacas resfria um pouco algum entusiasmo a par com outra tradição; a dos "ultras", os hooligans polacos que usam o futebol como desculpa para a barbárie e a violência.

Tal como tinha noutro tópico não vou esmiuçar questões técnicas por falta de conhecimentos mas procurarei relatar os fait-divers do Euro 2010 na Polónia. 

As bandeirinhas nos carros


Do Fiat 126P (onde andam eles?) ao Hummer e BMW X-5 e SUV de luxo de vidros escuros, passando pelo FSO Polonez, o Opel Vectra e o VW Passat não há quem escape a esta onda de mostrar o seu apoio à seleção nacional. A bandeira branca e vermelha símbolo da Polónia anda pelas estradas e ruas polacas, não me recordo de ver tantas bandeiras como desde a morte de João Paulo II. Chamam-lhes as "flagi kibica" ou seja as bandeiras do adepto e por meros 5 złoty (cerca de 1€) temos o carro enfeitado. O meu ainda não está pois apesar de algum interesse dos pequenos - afinal são eles uma metade polacos - tenho evitado e para que ninguém se ofenda a bandeira de Portugal também não está no veículo (nem vai estar não vá partirem-me um vidro ou riscarem-me a pintura) . Depois há também uns "cobre espelhos-retrovisores" que pelo que notei até podem tirar visibilidade. 


Enquanto isso a Monika Cimoszko é eleita a Miss Euro 2012. Nada mal depois do balde de água fria com as simpáticas avós polacas que cantam o hino oficial da competição - Koko Koko Euro Spoko. Em tempos terão sido, porventura, como a Monika...

As vuvuzelas, perucas, pinturas, t-shirts e restante parafernália do Euro 2012 Koko Koko Euro Spoko estão omnipresentes e caso a Polónia ganhe jogos vai ser uma verdadeira explosão de branco e vermelho. Amigos polacos convidaram-me para assistir ao Polónia-Grécia na Sexta-Feira mas devido ao turno da noite não vai dar, fica então a promessa de me juntar a alguns "tugas " na rua Piotrkowska onde acompanhados de amigos brasileiros e polacos tencionamos ver o jogo Portugal-Alemanha acompanhados por canecas de cerveja polaca. Escusado será dizer que no estrangeiro e especialmente num país onde ninguém - ou quase ninguém - entende português é meio-caminho andado para largar palavras e expressões brejeiras que em Portugal ofenderiam os mais sensíveis, neste encontros garanto-vos que a palavra que menos se ouve é mesmo golo...

Não, não são burkas nem freiras carmelitas. São respeitáveis senhoras polacas dos 30 aos 80 que cantam o agora mais conhecido que as gingas hino oficial do Euro 2012. Kokokoko Euro Spoko, Piłka leci hen wysoko.


Nem as pizzas escapam a esta febre do Euro. Ali ao lado de casa a Pizzaria Da Grasso - na realidade um franchise de pizzarias - oferece o menu para os adeptos da bola. A nossa pizza "Portugalia" é confecionada com um delicado pedaço de atum (sic), camarões de cocktail (aqueles pedaços de merda que imitam o verdadeiro camarão), alhos aromáticos e folha de rúcula. Por fim diz ser uma especialidade portuguesa. Os nuestros hermanos levam com um pedaço de carne de porco e azeitonas. Olé!

2 comentários:

zekarlos disse...

A nosso pizza, se não é a melhor, pelo menos é a mais cara! :P

Zé da Bola disse...

Faltam as bandeiras nas janelas!!! Bom por ai de certeza que o F. Smuda não mandou ter bandeiras as janelas. De qualquer maneira boa sorte para vocês Portugueses na Polónia.