quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um Fiat "maluch" com apenas 131 km e mais de 30 anos

O sonho de qualquer colecionador de carros antigos é encontrar aquilo que se define como barn find ou seja, um automóvel que permaneceu num celeiro, esquecido entre palhas, madeiras e pó durante décadas para finalmente ver a luz do dia estando praticamente como novo. Os sonhos por vezes tornam-se realidade e alguém no imenso território polaco tinha um Fiat 126P (também conhecido como maluch ou "pequenito") esquecido numa garagem algures em Cracóvia.

O quadrante fabricado pela Polmat e  não pela Veglia Borletti como nos italianos é conhecido na Polónia como kapliczka (capelinha) pelo seu formato peculiar. Os pontos vermelhos indicam o momento em que se deve mudar de marcha. Fonte: Interia.pl

O pequeno Fiat foi comprado em Agosto de 1980 por 1380 dólares americanos por o irmão do anterior proprietário. Por motivos não totalmente esclarecidos nunca foi para a estrada e a única viagem que fez foi da Fábrica de Motores de Baixa Cilindrada - a FSM - em Tychy para o destinatário em Cracóvia. Está tudo documentado; os inúmeros papeis dos tempos do comunismo com indicações para o veículo ser levantado, a garantia, o manual de instruções e outras papeladas da época que, também elas, são uma cápsula do tempo. Curiosamente nunca foi registado portanto não tem matrícula.

Comprado na cor Blu Adriatico este Fiat é um dos poucos sobrevivente dos automóveis da era comunista. Foi em tempos o carro mais popular nas estradas polacas e também o veiculo que motorizou a Polónia.

O novo proprietário, Krzysztof Świder, que não revelou o preço que pagou por o maluch mas vai dizendo que daria para comprar um pequeno carro citadino novo em folha, mudou-lhe os pneus que estavam totalmente ovalizados e secos, substituiu todos os líquidos e colocou-lhe uma nova bateria, a original havia desaparecido misteriosamente. Depois de lavado e polido apresenta-se como o mais original e bem-estimado Fiat 126P (tem de levar o P de Polski para o distinguir dos irmãos italianos) e é correntemente alvo da cobiça de colecionadores e apaixonados destes pequenos carros que tantas recordações - boas e más - deixam aos polacos.

O radio Unitra Safari 6, de produção nacional, está religiosamente guardado na caixa original. Não anunciou o Estado de Sitio, o incidente de Chernobyl, o fim do regime comunista na Polónia, a queda do Muro de Berlim e da URSS, os discursos de Lech Wałesa e do Solidarność, a adesão à UE e a tragédia de Smoleńsk.

Hoje em dia ainda se vão vendo alguns deste pequenos Fiat nas estradas mas é raro e os que se vêm nota-se que são estimados ou que têm valor estimativo. Alguns foram para a Portugal não por importação directa da Fiat Portugal nem por intervenção do PCP ou de Álvaro Cunhal durante o Verão Quente mas sim pelo verdadeiro espírito de aventura de alguns portugueses. Se afinal fomos em verdadeiras cascas de noz por o Atlântico adentro porque não fazer a viagem da Polónia a Portugal num destes? Só não devem estar é no estado em que este se encontra...

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