segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que se passa na Polónia?


Quando a minha sogra, do alto dos seus 76 anos, me diz que nunca viu nada assim ainda fico mais surpreendido. Este Inverno tem sido atípico; a esta hora o termómetro deveria marcar -10 e não +10, as ruas deveriam estar cobertas no seu manto branco e pouco verde se deveria ver. Não é que se veja muito ou pelo menos tanto como em Portugal - mas vai-se vendo aqui e ali e até a relva nos jardins e canteiros continua verde e não amarelada como é costume nesta altura do ano. 

 Hoje, aproveitando o ultimo dia de férias de Natal, estive num dos maiores parques da cidade de Łódź, o Park Zdrowie (Parque da Saúde)  onde surpreendentemente os patos e cisnes nadavam alegremente nos lagos e grasnavam por uma bucha de pão! Num Inverno polaco típico os lagos estão cobertos com uma grossa calota de gelo onde o olhar mais atento pode ver marcas de pneus de bicicleta e peugadas de aventureiros ou, se quiserem, de irresponsáveis.

Até agora, que me recorde, nevou (ligeiramente) umas quatro ou cinco vezes - pelo menos aqui na Voivodia de Łódź - e numa delas cheguei a despistar-me no acesso a um supermercado quando a dita neve congelou a estrada formando um escorregadio filme de gelo (estavam uns -2). Foi só o subir de uma calçada e um pião que foi devidamente apreciado pelos pequenos no banco de trás...


A explicação para tal fenómeno parece dever-se aos ventos quentes de Oeste que não deixam a Polónia arrefecer. Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios nestes país e todos os que aqui estamos andamos para ver como isto se vai desenvolver..

Por enquanto há que apreciar o bom tempo e vivenciar este Inverno único que nem uma idosa - que viu a Polónia ser invadida pelos alemães, a entrada do Exército Vermelho, o armistício, que viveu quase 5 décadas no comunismo, que assistiu às duras batalhas do Sindicato Solidariedade e de Lech Wałęnsa, ao Estado de Sítio de 1981 a 1983, ao polaco Karol Wojtyła ser nomeado Papa, que respirou de alivio com a Polónia democrática e mais tarde com a adesão à UE ao Espaço Schengen - vivenciou.

O que se passa?

1 comentário:

Pedro Lopes disse...

ora boas!

Realmente comparativamente ao Ano Passado que andei sempre de botas de neve e o belo dos "colans" e camisolas térmicas, este ano esta realmente mais quente, tirando o céu mais nublado e o anoitecer cedo, não está muito diferente de Portugal (zona da covilhã) o tempo.
Mas mesmo assim dos dias que por ai estive neste período natalício, onde senti mais frio foi mesmo ai em lodz dia 28, comparado com varsóvia.
Mas conclusão, realmente o tempo anda estranho! mas não só pela polónia, ontem ao chegar a lx estavam uns belos solarengos 18º!