sábado, 10 de setembro de 2011

O Homem-Borboleta de Łódź

Num dos países considerado como bastião da Igreja Católica Apostólica Romana não é frequente ocorrerem manifestações anti-religião ou muito menos contra a Igreja dominante. No entanto, apesar da maioria dos polacos serem católicos e a esmagadora maioria serem praticantes, há vozes contra as religiões e contra o establishment

Fot. Marcin Wojciechowski / Agencja Gazeta

O caso de Paweł Hajncel é uma excepção. O Homem-Borboleta é um dos muitos artistas da cidade de Łódź. Artista plástico, pintor de murais, realizador de vídeos e autor de banda-desenhada entre as quais o título To nie mój ojciec (Este não é o
meu pai) lançado no dia da beatificação do Papa João Paulo II.

Paweł Hajncel na sua acção de protesto contra a ubiquidade da Igreja Católica Apostólica Romana
A sua alcunha começa no dia em que acompanha uma procissão em plena Rua Piotrkowska (no centro da cidade) e "voa" entre os religiosos e os devotos. Munido com um par de asas cor-de-rosa, camisola de Lycra cinzentas e calções justos esperou na porta da Catedral de Łodź e assim que a procissão saiu, pulou e serpenteou entre a multidão; provocando os crentes e o clero no dia do Corpo de Deus - um dos mais importantes feriados e dias santos da fé católica. Os religiosos tentaram apanhá-lo e, segundo declarações prestadas por Paweł ao semanário Gazeta Wyborcza, as crianças riram pensando que ele era parte da procissão. Paweł seria detido pouco depois pela Polícia Municipal. O seu leit motif? Ser contra a omnipresença da Igreja na vida pública. O padre Irineu Kulesza ficou ofendido e processou o Homem-Borboleta, o caso seguiu para a Procuradoria onde deverá entrar um abaixo-assinado dos ofendidos. 

fot. Jarosław Ziarek in Express Ilustrowany
Hoje foi o dia da "Procissão Solene". Vestido de Papa, imitando João Paulo II, desceu a longa rua acompanhado por uma ruiva e uma loira, simpatizantes e transeuntes mais uma bicicleta com um coração de néon. Na mão uma sineta, um livro a imitar a Bíblia Sagrada que diz ser a Enciclopédia do Universo e um dossel feito de lençóis brancos. "Nao há motivo para o coração de Łódź ser um sino de catedral, porque motivo o coração não pode ser o meu coração?", diz Paweł referindo-se às cerimónias do próximo 18 de Setembro em que se vai colocar uma réplica do sino destruído pelos Nazi durante a II Guerra Mundial. 

Quid juris?








2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto do homem. Nós por cá, ainda só temos traças.
Inês PL

Ryan disse...

Haja respeito ao menos, nao e? Eu tambem nao sou catolico mas acho que haverao locais proprios para as pessoas se manisfestarem contra. De certo que nao sera quando decorrer certas manifestacoes religiosas. Ele tem razao em ir contra o stablishment e eu ate aprovo mas perde a razao quando o faz no meu de procissoes. Se ele quer ter o respeito dos outros tem de respeitar. Assim e uma guerra sem qualquer sentido. Os Polacos sao minimamente inteligentes para exercerem a sua liberdade mas da maneira que e feita por ele acho que acaba por estragar tudo.