sábado, 6 de agosto de 2011

Andrzej Lepper morreu


Uma das figuras mais polémicas, senão caricata, do panorama político polaco foi hoje encontrado morto num dos escritórios do seu partido Samoobrona RP (Partido da Auto-Defesa) em Varsóvia. Apesar da notícia ser recente a polícia afirma tratar-se de suicídio.

Andrzej Lepper representava a ala dura do conservadorismo polaco relacionado sobretudo com a classe agrícola e o campesinato. Populista e conhecido pela sua gravata branca com riscas vermelhas - as cores da nação polaca e símbolo do partido - foi a vox populi dos descontentes com a adesão à União Europeia, com as suas políticas agrícolas e com a ideia de uma Polónia entregue ao Ocidente e aos interesses de Bruxelas e Washington. Foi mentor de protestos contra a UE onde se cortaram estradas e caminhos de ferro com produtos agrícolas, sempre apoiado por uma multidão de camponeses conservadores, cristãos e católicos.

Foi Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Agricultura por coligação com o partido PIS dos irmãos Kaczyński entre 2006 e 2007 e Marechal do "Sejm" (Dieta ou Parlamento) polaco entre 2001 e 2007. Devido a conflitos internos, entre os quais as suspeitas que andava a ser espiado por os seus pares e que havia uma cabala orquestrada contra o partido Samoobrona, acabou por não se coligar com o PIS tendo o seu partido sofrido uma derrota fenomenal nas eleições que voltariam a eleger o falecido Lech Kaczyńki.

Envolvido num escândalo sexual denominado de Seksafera Andrzej Leppera (Sex Affair de Andrzej Lepper) que arrebataria a opinião pública polaca; entre acusações de favores sexuais com mulheres do partido e uma menina de quem não se sabia o pai - fruto de uma festa sexual em Varsóvia - o partido e o seu líder sairiam inevitavelmente abalados.
O seksafer começou com uma jovem de nome Aneta Krawczyk a denunciar o político do partido Samoobrona, Stanisław Łyżwiński, de ser o pai da sua filha de 3 anos e meio, ele teria de lhe pagar a pensão de alimentos. A procuradoria avançou com a investigação e através de testes de ADN chegou à conclusão que não era esse o pai. A próxima acusação dirigiu-se a Andrzej Lepper que teve mesmo de se sujeitar aos exames médico-legais. Afinal Aneta tinha tido relações com ambos os políticos mas nenhum deles era o pai... O caso arrastou-se até este ano quando finalmente foi decidido que teria havido assedio sexual, violação, coação e outras mulheres envolvidas sexualmente com membros do partido.A acusação mais grave foi a indução de abortivos.

Andrzej Lepper era um herói para uns e um palhaço para outros, foi alvo da chacota de inúmeros comediantes e no meio urbano não era levado a sério, ao contrário do meio rural onde tinha fervorosos adeptos, até ao escândalo do seksafer. Na Internet facilmente encontramos imagens a fazerem chacota do político e ex-boxista.

Pela minha parte ficará a recordação de Lepper num dia de Verão, numa estrada nacional polaca, perto de um lugarejo perdido. A dada altura vejo do outro lado da estrada um double decker (autocarro londrino de dois andares) e oiço música muito alta. Pensei por breves instantes que estaria a ter alucinações mas era de facto um velho double decker a fazer campanha pelo Samoobrona, enfeitado com bandeiras polacas e cartazes com a cara de Lepper. De altifalantes saia musica e o apelo ao voto. Pelo espelho lá vi o velho autocarro a afastar-se, a estreita estrada nacional e as pradarias a perder de vista.

A Polónia rural perdeu um dos seus defensores.


1 comentário:

PM Misha disse...

Por esta não esperava eu...