sábado, 28 de maio de 2011

Polónia avulso V - Lisboa fica também na Polónia

Lizbono dziewczynko moja- dziewczyno*


 A Polónia também tem uma Lisboa, tem o nome de Lizbona e fica... bem... fica em Cascos de Rolha ou, como dizem os polacos, gdzie diabeł mowi dobranoc (onde o diabo diz boa noite). Algures na Polónia rural, em bucólicas paisagens e prados a perder de vista...

Não consigo determinar se é uma localidade, um aglomerado de vivendas, uma quinta ou uma bomba de gasolina. Tampouco imagino quem teria a ideia de chamar Lisboa a um lugarejo algures na região da Grande Polónia ou Wielkopolska. Um emigrante português? Alguém com laços afectivos a Portugal? Um solitário adepto do Benfica ou do Sporting?

Temos de organizar uma excursão de emigrantes portugueses a Lizbona. Imagino os rostos de surpresa dos habitantes do lugarejo quando virem um autocarro cheio de gente barulhenta e de tez escura a tirarem fotos e a comentarem com os habituais impropérios começados por f e c que se tornaram uma espécie de ponto final na língua portuguesa. 

Fica a 370 quilómetros de Varsóvia, mais longe do que Berlim a 270, um dia destes - quando nos organizarmos (os "tugas" residentes) - já temos local para o piquenique.


Lizbona, Polska!


* Lisboa, menina e moça

 A mãe e filha mais bonitas

Afinal ganhou o par número 3, levam para casa um Opel Corsa novo em folha. Peco desculpa por não esmiuçar o assunto mas para traduzir o idioma polaco já se sinto dificuldades quanto mais um aborrecido texto sobre penteados e vestidos...

Para o ano há mais...

Fonte: Express Ilustrowany. Filha e mãe: Anna e Kinga Olejnik












4 comentários:

Anónimo disse...

Porra, ganharam estas? Como assim? Com tanta gaja boa...

Ricardo disse...

Devem conhecer o Sr. Cunha, ou será o Pan Kugniowski?

Ryan disse...

Porra... O Sr. Cunha ta em todo o lado. Bom aqui nao me espanta ... Ok nao me devieria espantar em lado nenhum. Haviam bem melhores. Ou nao fosse este lugar serio eu saberia o que escrever.

PM Misha disse...

quando quiseres organizar a visita a lizbona dá-me um toque, sou moço para me meter nisso.

já agora, convida lá esse par nº 3 q:)