segunda-feira, 28 de março de 2011

Wielki Małysz (O Grande Małysz)

Portugal tem Cristiano Ronaldo e a Polónia Adam Małysz. Dois desportos completamente diferentes mas dois desportistas que despertam paixões, sentimentos nacionalistas e que dão grande alegria pelas suas exibições e vitórias.

Nascido na beleza natural das montanhas polacas do Beskid, a 3 de Dezembro de 1977, o atleta polaco também e conhecido como "A Águia do Wisła" e é para todos os efeitos um símbolo nacional. Com 1,70m e 54 kg de peso Adam Małysz voa sempre que executa um salto nos seus esquis. 

Os desportos de Inverno são, desde há muito tempo, parte da cultura polaca. Num país onde a neve cai abundantemente durante meses e onde o frio do Inverno é um dado adquirido os entusiastas de esqui têm o seu reino e Małysz tornou-se o seu rei. 
O atleta esteve no pódio por 92 vezes sendo 39 delas para celebrar a vitória, foi quatro vezes campeão do mundo (por três vezes consecutivas em 2001, 2002 e 2003) e alegrou o povo polaco com as suas medalhas de ouro, prata e bronze em alta-competição.

Uma das suas características mais peculiares é o seu bigode que se tornou também um ícone. Muitos dos seus fãs usam um semelhante ou um postiço sempre que o acompanham. A própria notícia da sua retirada da competição levou a um verdadeiro surto de bigodes nas fotos das redes sociais como o site Nasza Klasa e o Facebook. Houve quem pintasse um bigode e andasse assim nas ruas. O fenómeno Małysz no seu melhor.

No Sábado passado (20 de Março de 2011) Małysz deu o seu último salto (216 metros) apesar das condições meteorológicas não serem as ideais. As bandeiras vermelhas e brancas eram omnipresentes junto com os cachecois "Polska", a festa como sempre, até ao fim. Foi um comovente fim de carreira para o atleta polaco e um momento de grande emoção para a Polónia.

 

4 medalhas olímpicas de prata
4 medalhas de ouro em campeonatos mundiais, 1 de prata, 1 de bronze (há poucos dias atrás)
4 vezes vencedor da copa do mundo
4 vezes vencedor do torneio dos 4 trampolins
3vezes vencedor do torneio nórdico
3 vezes vencedor do Summer Grand Prix
4 vezes apontado como atleta do ano na Polónia

Bravo Małysz!

1 comentário:

Pedro J. disse...

A minha esposa é polaca e é grande fã do Malysz! Já o conheço há algum tempo e devo dizer que nutro uma certa simaptia por ele, parece ser um tipo humilde e simpático. Parabéns pelo blog!