sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo de 2011!

Mais uma década chegou ao fim. Foram dez anos de grandes mudanças em todos os quadrantes, para o planeta e a nível pessoal. Da Polónia, onde há dez anos atrás nem sequer sonhava estar um dia, os votos de um excelente ano novo de 2011 aos meus leitores!

Ricardo Taipa

4 comentários:

Anónimo disse...

De Portugal para a Polónia FELIZ ANO NOVO.

Jaime disse...

A Minha grande questão é pk é que alguem havia de deixar Portugal para ir viver num país como a Polonia, com um nivel de vida Inferior ao de Portugal? Deve haver uma explicação. Conheço sim muitos Polacos (sobretudo Polacas) a viverem em Portugal e a ganharem salarios muito superiores em call center internacionais como a Fujitzu de Lisboa.
Um Colega que tive a fazer erasmus em Lisboa, quer até hoje vir morar para cá pq diz que a Polonia é um país onde se ganha mto mal...dai a minha grande surpresa. Eu por exemplo quero ir pare a Alemanha, isso simé uma país com futuro ou para Holanda, onde Milhares de Ploacos trabalham pelos visto ja que é a 4 comunidade do país. Fica então a minha questão, estarei anganado em relação a esta nova vaga de imigração para a Polonia?
Jaime, Lx

Ricardo disse...

@ Obrigado anónimo e igualmente.

@ Jaime

Não é segredo nenhum que os emigrantes portugueses na Polónia estão aqui, na esmagadora maioria, por motivos emocionais. Não propriamente pelo dinheiro e pela carreira.

No meu caso, na altura em que emigrei, estava entre o não ter emprego e casa própria em Portugal ou ter emprego e casa própria na Polónia (da minha mulher), portanto a escolha era lógica.

As polacas e a boémia que este país permite atrai muitos portugueses que acabam por ficar viciados nesse estilo de vida.

A comunidade portuguesa na Polónia é escassa quando se compara com outros país como a Holanda, Alemanha, Benelux e Reino Unido portanto esta nova vaga de emigração não está a ocorrer para países da Europa Central e é fruto do descontentamento e falta de perspectivas que Portugal oferece no principio deste novo século e como se diz em língua inglesa: "rolling stones gather no moss".

Cumprimentos

Ryan disse...

Ricardo, bom ano para ti, tua mulher, teus filhos e o resto da família que não conheço...
Quanto ao Jaime... epa.. estamos numa época da historia mundial em que as pessoas imigram não apenas por motivos económicos. Antes de chegar a este pais imigrei por motivos económicos mas acabei por descobrir que de certa forma não era tudo. E olha que a Polónia a continuar a crescer terá melhores condições de vida que Portugal. eu espero que não devido ao meu orgulho nacional... mas com os abutres que há em Portugal acredito que será algo que não vai demorar a acontecer.